Curso intensivo em Nova Política para guerreiros(as) da esperança

Este slideshow necessita de JavaScript.

As eleições estão aí. Começam as disputas para as vagas de vereadores e prefeitos, nos municípios do Brasil. Mas esta não é uma eleição comum. Vivemos o momento da grande crise. Uma bomba está armada sobre as nossas cabeças e ameaça explodir a qualquer momento. Uma crise que é a junção de todas as tragédias sociais, ambientais e climáticas que foram se formando ao longo dos anos.

O que preocupa é que maioria barulhenta parece ignorar o problema e se movimenta como se nada estivesse acontecendo no mundo. A maioria barulhenta, aquela que tem força e poder, ignora o estado de falência da maior potência, os EUA. Ignora, também, que a Europa está apavorada e sem saber o que fazer com a crise que assola os seus países.

Vivemos uma realidade que é, ao mesmo tempo, assustadora e desafiante. Para a maioria barulhenta interessa o discurso carcomido do desenvolvimento a qualquer custo. Eles, a maioria barulhenta, falam em desenvolvimento mas projetam apenas a política como via do enriquecimento Ilícito, forjada na corrupção, no desvio da verba publica.

Eu quero falar com aquelas pessoas que acreditam na utopia da esperança. A crise atual é uma oportunidade para a afirmação do modelo alternativo de sociedade, da utopia ecológica. Não é mais segredo que a economia do PIB, do Produto Interno Bruto, está se desintegrando e virando fumaça. Os EUA estão falidos. A Europa está falida. Eles estão tentando tapar os buracos da crise, mas ela ameaça estourar em bilhões de pedaços a qualquer momento.

E o Brasil? e o Maranhão? Nós vamos buscar o caminho alternativo, ou continuaremos seguindo o leito que leva ao precipício?

A alternativa ao modelo do PIB é o modelo da FIB, da Felicidade Interna Bruta.

Dizem por aí que o Maranhão é um estado pobre, o mais pobre da federação. Sim, ele tem o mais baixo PIB, os piores indicadores sociais. O Maranhão é um estado socialmente injusto, muito injusto, mas não é exatamente pobre.

Nós precisamos mudar o debate, abrir os olhos para o novo modelo de sociedade. Precisamos aprender a valorizar o Patrimônio Tradicional, que é considerado como “valor inestimável”. Precisamos valorizar os recursos naturais, percebê-los como poupança sustentável, que pode ser explorada de forma ecológica, para benefício de todas as criaturas.

Saindo do debate do PIB, podemos ingressar no enfoque da Felicidade Interna Bruta (FIB) e, assim, avançar na construção de um estado ecológico, solidário, feliz.

É este debate que nós oferecemos para  os (as) candidatos (as) do Maranhão, em um curso intensivo de Nova Política, em um espaço ecológico: o laboratório de ecologia intuitiva sítio Panakuí. Pelo debate do FIB avançamos pela casa ecológica, a agricultura ecológica, a saúde ecológica, a energia ecológica, em um enfoque que trata os problemas locais, sem perder de vista a dimensão global. Assim, pensamos globalmente e atuamos no cotidiano.

São vários anos de estudos e pesquisas aplicadas, com livros, técnicas e tecnologias voltadas à solução dos problemas, à disposição das pessoas que acreditam na utopia de um mundo melhor, que começa em nossas casas, em nossos locais de moradia, em nossas cidades. Venha, com sua equipe de campanha, fazer um curso intensivo na Nova Política, no Laboratório de Ecologia Intuitiva Sítio Panakuí. É só agendar pelo fone (98) 8888 3372.

Por Moises Matias

Sobre valberlucio

Administrador e Produtor Cultural ...Estudante de Mídias Sociais.Especialista elaboração,Execução,Monitoramento e prestação de contas em Projetos Culturais e Sociais, como foco na organização de processos de gestão.

Publicado em 07/07/2012, em Palestras, Vivências e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s