SBPC, o Sítio Panakuí e o novo Brasil

A SBPC,o Sítio Panakuí e o novo mundo

Neste domingo (22.07)começa o maior evento científico da América Latina, o Encontro Nacional da SBPC, no campus da UFMA, em São Luís/Ma. Para o Maranhão o evento é mais importante que a Rio + 20. Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza, o encontro poderá marcar o destino e, assim, trazer importantes mudanças, não só para o Maranhão, mas para o Brasil.

A Cultura Tradicional, vista como um assunto menor, igualado à ciência, à cultura, é na verdade a maior novidade do evento da SBPC. A Sabedoria Tradicional, considerada pelos estudiosos como algo de grande valor, ou melhor, como “valor inestimável”, é maior que a ciência e a cultura. É, na verdade, um paradigma, conserva o modelo alternativo de sociedade.

Parece algo complicado, mas aproveitarei o evento da SBPC para apresentar o Laboratório de ecologia intuitiva Sítio Panakuí, uma pesquisa de 20 anos, sustentada principalmente na cultura tradicional, onde os participantes da SBPC poderão constatar na prática a funcionalidade e a eficácia do modelo alternativo de sociedade.

No Síto Panakuí, uma área de 03 ha, o Produto Interno Bruto (PIB) é desconsiderado, em detrimento da Felicidade Interna Bruta (FIB). No panakuí a ciência, a cultura, têm grande valor, mas estão envolvidas em todas as suas facetas pela Conhecimento Tradicional. Lá no Sítio Panakuí uma palmeira de babaçu vale mais de R$ 800 reais; As moradias – digna, belas –  , são feitas de adobe e de taipa. A energia alternativa, a água, o sol, o vento, a biodiversidade, o solo, tudo contribui para o consumo, a saúde ecológica e a qualidade de vida da nossa gente.

O debate que o Sítio Panakuí propõe, demonstrado na prática, é a construção de um Maranhão farto, generoso, feliz.  Seria apenas uma boa proposta, mas está sustentada na experiência do seu autor, registrada no livro Sítio ecológico, um guia para salvar a terra (2a ed.), e no novo livro, Ecologia e Criatividade, que será lançado, com o apoio do SEBRAE/Ma, durante a SBPC.

O evento da SBPC, portanto, deveria carregar o seguinte tema: Saber tradicional, ciência e cultura para implantar a Felicidade Interna Bruta. Mas nós estaremos lá, com a pesquisa Sítio Ecológico, expondo na Tenda da Sustentabilidade, com nosso parceiros, somando às boas iniciativas e práticas sustentáveis que a SBPC, os pesquisadores, as organizações sociais apresentarão no evento.

Por Moisés Matias

 

 

 

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 20/07/2012, em artigos, meio ambiente, SBPC, Vivências e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s