SBPC, o Sítio Panakuí e o novo Brasil
A SBPC,o Sítio Panakuí e o novo mundo
Neste domingo (22.07)começa o maior evento científico da América Latina, o Encontro Nacional da SBPC, no campus da UFMA, em São Luís/Ma. Para o Maranhão o evento é mais importante que a Rio + 20. Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza, o encontro poderá marcar o destino e, assim, trazer importantes mudanças, não só para o Maranhão, mas para o Brasil.
A Cultura Tradicional, vista como um assunto menor, igualado à ciência, à cultura, é na verdade a maior novidade do evento da SBPC. A Sabedoria Tradicional, considerada pelos estudiosos como algo de grande valor, ou melhor, como “valor inestimável”, é maior que a ciência e a cultura. É, na verdade, um paradigma, conserva o modelo alternativo de sociedade.
Parece algo complicado, mas aproveitarei o evento da SBPC para apresentar o Laboratório de ecologia intuitiva Sítio Panakuí, uma pesquisa de 20 anos, sustentada principalmente na cultura tradicional, onde os participantes da SBPC poderão constatar na prática a funcionalidade e a eficácia do modelo alternativo de sociedade.
No Síto Panakuí, uma área de 03 ha, o Produto Interno Bruto (PIB) é desconsiderado, em detrimento da Felicidade Interna Bruta (FIB). No panakuí a ciência, a cultura, têm grande valor, mas estão envolvidas em todas as suas facetas pela Conhecimento Tradicional. Lá no Sítio Panakuí uma palmeira de babaçu vale mais de R$ 800 reais; As moradias – digna, belas – , são feitas de adobe e de taipa. A energia alternativa, a água, o sol, o vento, a biodiversidade, o solo, tudo contribui para o consumo, a saúde ecológica e a qualidade de vida da nossa gente.
O debate que o Sítio Panakuí propõe, demonstrado na prática, é a construção de um Maranhão farto, generoso, feliz. Seria apenas uma boa proposta, mas está sustentada na experiência do seu autor, registrada no livro Sítio ecológico, um guia para salvar a terra (2a ed.), e no novo livro, Ecologia e Criatividade, que será lançado, com o apoio do SEBRAE/Ma, durante a SBPC.
O evento da SBPC, portanto, deveria carregar o seguinte tema: Saber tradicional, ciência e cultura para implantar a Felicidade Interna Bruta. Mas nós estaremos lá, com a pesquisa Sítio Ecológico, expondo na Tenda da Sustentabilidade, com nosso parceiros, somando às boas iniciativas e práticas sustentáveis que a SBPC, os pesquisadores, as organizações sociais apresentarão no evento.
Por Moisés Matias
Publicado em 20/07/2012, em artigos, meio ambiente, SBPC, Vivências e marcado como encontro, sítio panakuí. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1