A Utopia Lúcida.

O autor acompanhado do escritor Rinaldo Nunes, no lançamento do livro Ecologia e Criatividade.

 

 

A utopia lúcida

Rinaldo Nunes*

 

             Agradeço a alegria pelo convite do Moisés Matias para a oportunidade de escrever, em breves parágrafos, uma apresentação do seu “Ecologia e Criatividade”. 

            Talvez espere o leitor, nesta página zero, linhas valorativas ou resenha das páginas que seguem; algo como um juízo antecipado do que foi reunido – com bons modos e alta sensibilidade – pelo fraterno amigo e autor, neste pequeno livro de alcance planetário. Mas, não devemos ser desmancha-prazeres! A leitura, que garanto ser leve como o poema exordial (Pluma), aponta para temas de elevada densidade, limites definitórios da relação homem-natureza, na era limite em que vivemos.

            Nesse espaço é prudente advertir que, não raras vezes, a obra pelo autor se aponta. O que importa destacar, nesta página, e  que a multiplicidade de assuntos ou a interdisciplinaridade dos tópicos foi especialmente capturada pela experiência de vida do autor. O ponto diferencial do texto, paralelo a teorias e práticas salvadoras, é o alcance pessoal e diário comprometido com o que pensa o ecologista; traduz o poeta; expressa o jornalista; semeia o escritor e opera o idealizador do Sítio Panakuí, num exercício de síntese criativa, ecológica e cotidiana.

            Creio ser esse o ponto de partida para apreender a energia transformadora, que impregna o sentido do texto, que alerta a consciência pessoal, que pode regenerar o tecido social e atingir o ambiente favoravelmente: a mudança interior.

            Aos que se exasperam diante da complexidade da vida moderna e se preocupam com os labirintos de definição dos novos paradigmas de mudança planetária, este livro é altamente recomendado. Espero que essas simples e transformadoras ideias impressas com inusitada criatividade pelo Moisés, como reflexo do inconfundível brilho ético de seus olhos, encontrem, no melhor momento, o olhar iluminado do leitor.     

 

*Poeta

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 29/07/2012, em artigos, ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, SBPC. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Muito inovadora e atual a proposta do livro. Sem dúvida, são ideias necessárias à boa convivência entre o ser humano e o seu ambiente.
    Parabéns especial ao escritor Rinaldo Nunes por apresentar fantasticamente a obra e nos instigar ainda mais à leitura do livro.

    • Oi Maria! Obrigado pelo comentário. O Rinaldo é um amigo generoso. aproveito para convidar, você, amigos e familiares, para conhecer o laboratório da pesquisa, o sítio panakuí. Abraço,
      Moisés Matias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s