Jorge Fortes visita o Sítio Panakuí

Jorge Fortes, presidente da AGERP, na visita ao Sítio Panakuí

Presidente da AGERP visita o Sítio Panakuí

Na manha desta terça-feira (31) o Sítio Panakuí recebeu a visita do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), o agrônomo Jorge Luiz de Oliveira Fortes. Ele foi conhecer as instalações e verificar in loco o laboratório de ecologia intuitiva.

Eu já havia apresentado a pesquisa do Sítio Panakuí, em seu escritório de trabalho, na Agerp. Também já conhecia o livro Sítio ecológico, um guia para salvar a terra, que reúne os dados da pesquisa realizada no Sítio Panakuí, ao longo de dez anos.

Por mais de duas horas ele permaneceu no Panakuí, atento às explicações. Apresentamos as estações de estudo. As dez dimensões do sítio ecológico foram repassadas de forma rápida para um visitante que conhece a realidade do Maranhão. Interessava, no caso, apresentar o algo mais.

Procuramos demonstrar o caráter inovador da pesquisa, mas também a sua simplicidade. Enfatizamos o processo de valorização e de aplicação do conhecimento tradicional, bem como a interdependência que existe entre as dimensões ecológicas.

Ao final da visita, Jorge Luiz de Oliveira Fortes destaca:

“Há um caráter inovador na pesquisa e nós vamos estudar uma maneira de fazer a sua inserção no trabalho que a AGERP realiza” .

Mas destaca: ” É de grande valor o trabalho de elevação da auto-estima do nosso público principal, o homem e a mulher do campo, o que identificamos como um fator importante em tudo o que vimos e ouvimos, nesta manhã, sobre a metodologia do Sítio Ecológico Intuitivo”.

Obrigado pela vista, senhor Jorge Fortes. Volte sempre!

Por: Moisés Matias

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 31/07/2012, em ecologia e criatividade, entrevista, meio ambiente, negócios, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s