Sítio ecológico e a nova direção da FETAEMA: o gigante começa a despertar!

Aldir Dantas, defensor dos direitos

Marluze Pastor Santos, aliada da hora primeira.

Abraão Lyra

Suely Cardoso

Francisco de Jesus Silva (azul), o novo presidente

Wellington Matos

Sítio ecológico e a nova direção da FETAEMA

A posse da nova diretoria da Federação d@s Trabalhador@s rurais do Maranhão (FETAEMA), entidade com milhares de associados, presente  nos 217 municípios, em milhares de povoados, inaugura um novo cenário no movimento político do Maranhão. A posse aconteceu na tarde de terça-feira (31) na sede social da FETAEMA,  com a presença de centenas de dirigentes e sindicalistas, entidades, organizações públicas e lideranças. Quem assumiu a presidência da entidade foi Francisco de Jesus Silva, o Chico Miguel. Mas as mulheres ocupam seis pastas e serão maioria na direção, enquanto os homens estão em quatro secretarias. Sinais dos tempos.

A FETAEMA, no Maranhão, é ainda um bebê que dorme, apesar dos seus 40 anos de vida pública. É uma organização com uma força política potencial para eleger governador. O Grande Maranhão é o rural, formando por micros, pequenos e médios proprietários de terra. E todos estão sob o guarda-chuva da FETAEMA. O gigante começa a despertar. Os sinais da mudança estão em todos os cantos do Maranhão.

Na recepção da festa nós instalados uma unidade avançada do Sítio Panakuí. Ali conversarmos com as pessoas, saudamos os amigos e apresentamos os livros Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, e o mais recente, Ecologia e Criatividade. Para todos os que ali apareceram, gente desanimada, com a crista baixa, mas com 20, 40, 10o ou mais hectares de terra, nós repetimos: “Você é uma pessoa rica, um grande dono de terra”.

A proposta do sítio ecológico transformar áreas pequenas, uma ha e mais, em empreendimentos ecológicos rurais,valorizando todos os recursos naturais da área e principalmente o patrimônio tradicional, recurso que as famílias trabalhadoras  detém em abundância, mas que não sabem como transformá-lo em qualidade de vida.

Então, apresentava a proposta do Sítio da Felicidade Interna Bruta (FIB), os convidava para as vivências que realizo, sobre sítio ecológico, sobre ecologia e criatividade. No encontro da FETAEMA, onde trabalhei como jornalista, reencontrei amig@s querid@s, como Marluze Pastor Santos, Suely Dias, Wellington Matos, Abraão de Lyra, e muitos outros.

 O método do sítio ecológico, a proposta que transforma pequenos e médios proprietários em ecologistas e empreendedores, que ativa a Felicidade Interna Bruta, aplicada em sua forma integrada, é capaz de tirar o Maranhão da propagada miséria – o Maranhão não é pobre, é INJUSTO – elevando-o à condição de estado  com grande Felicidade Interna Bruta (FIB). Nesta batalha o gigante começa a despertar. Muitos sucessos para a nova direção da FETAEMA.

Por Moisés Matias

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 01/08/2012, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, negócios, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s