Coma de tudo um pouco

 

Coma de tudo um pouco e tenha saúde.

A sabedoria popular diz que devemos comer de tudo um pouco. Nos últimos tempos tem aparecido os diferentes tipos de regimes, com cardápios exóticos, produtos inusitados e novidades, sempre apresentados como a saída para a saúde perfeita, o corpo sarado.

No sítio ecológico, fórmula presente na cultura tradicional, as pessoas são criadas em uma rotina que acompanha o ritmo da natureza. Come-se de tudo um pouco: as frutas da região, produzidas na estação, sem defensivos, adubos artificiais e outros venenos que estimulam a produção, mas tiram as características naturais das frutas e verduras.

Os benefícios da alimentação saudável são inúmeros. Mas a boa alimentação é aquela que tem uma origem de produção conhecida. Precisamos conhecer o local de produção, a pessoa que produz ou então produzir o próprio alimento.

Parece algo impossível na vida agitada que se leva nos grandes centros, mas  a lição vem da sabedoria popular. No sítio ecológico, que vem ressurgindo nas cidades, com hortas nas varandas e o aproveitamento dos quintais e áreas livres, produz-se o melhor para o consumo da família.

O movimento chamado Nova Ruralidade defende exatamente isso: uma vida com qualidade. Famílias estão fazendo o movimento inverso, abandonam o estresse da vida urbana e voltam para o meio rural, onde passam a produzir o alimento saudável que não se consegue com facilidade nas grandes cidades.

E assim, comem de tudo um pouco: a goiaba da época, a juçara, o buriti, o milho, o limão, a graviola, a cajá, a macaxeira, a ave caipira, o peixe e tantas outras mais.

É esta filosofia que nós propagamos no Sítio Panakuí. Venha nos visitar (para agendar e só ligar 8888 3372).

Por Moisés Matias

 

 

 

A alimentação orgânica

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 10/09/2012, em ecologia e criatividade, meio ambiente, Palestras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s