Coma de tudo um pouco
Coma de tudo um pouco e tenha saúde.
A sabedoria popular diz que devemos comer de tudo um pouco. Nos últimos tempos tem aparecido os diferentes tipos de regimes, com cardápios exóticos, produtos inusitados e novidades, sempre apresentados como a saída para a saúde perfeita, o corpo sarado.
No sítio ecológico, fórmula presente na cultura tradicional, as pessoas são criadas em uma rotina que acompanha o ritmo da natureza. Come-se de tudo um pouco: as frutas da região, produzidas na estação, sem defensivos, adubos artificiais e outros venenos que estimulam a produção, mas tiram as características naturais das frutas e verduras.
Os benefícios da alimentação saudável são inúmeros. Mas a boa alimentação é aquela que tem uma origem de produção conhecida. Precisamos conhecer o local de produção, a pessoa que produz ou então produzir o próprio alimento.
Parece algo impossível na vida agitada que se leva nos grandes centros, mas a lição vem da sabedoria popular. No sítio ecológico, que vem ressurgindo nas cidades, com hortas nas varandas e o aproveitamento dos quintais e áreas livres, produz-se o melhor para o consumo da família.
O movimento chamado Nova Ruralidade defende exatamente isso: uma vida com qualidade. Famílias estão fazendo o movimento inverso, abandonam o estresse da vida urbana e voltam para o meio rural, onde passam a produzir o alimento saudável que não se consegue com facilidade nas grandes cidades.
E assim, comem de tudo um pouco: a goiaba da época, a juçara, o buriti, o milho, o limão, a graviola, a cajá, a macaxeira, a ave caipira, o peixe e tantas outras mais.
É esta filosofia que nós propagamos no Sítio Panakuí. Venha nos visitar (para agendar e só ligar 8888 3372).
Por Moisés Matias
A alimentação orgânica
Publicado em 10/09/2012, em ecologia e criatividade, meio ambiente, Palestras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1