Vamos fazer água?
Faça água para o seu uso, onde você mora aplicando as técnicas que desenvolvemos no Sítio Panakuí
Em 2000 o terreno estava desmatado, queimado, seco. Não havia água. Fizemos a contenção da água da chuva, que corria da área alta para a baixa.
Replantamos toda a área com um capim nativo, o gengibre brabo, de forma que nenhuma área ficou desprotegida do sol.
Construímos pequenas barragens, usando troncos de palmeira, barro e plantas com crescimento rápido. Realizamos pequenos desvios para levar a água de um lugar para outro.
Toda a água do telhado da casa foi direcionado para o buraco onde retiramos o barro do alicerce e dos tijolos adobe, impedindo a saída da água do terreno e reabastecendo o lençol subterrâneo.
Aos poucos a água foi voltando. A floresta nativa foi mantida na maior parte da área e apenas um pequeno espaço é usado para o plantio de árvores e verduras. Onde há floresta, há água. As raízes procuram a água e ajudam a conservar a água próximo à superfície.
Resultado: Após 12 anos a área está com sua cobertura florestal mantida, a água voltou e agora é encontrada em todo lugar.
Sim, é possível – até fácil – fazer água, em São Luís, no Maranhão. Só precisamos de sabedoria para aprender as lições que a natureza nos dá.
Que saber mais? leia Ecologia e Criatividade…
Por Moisés Matias
Publicado em 13/09/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1