Vamos fazer água?

 

Faça água para o seu uso, onde você mora aplicando as técnicas que desenvolvemos no Sítio Panakuí

 

Em 2000 o terreno estava desmatado, queimado, seco. Não havia água. Fizemos a contenção da água da chuva, que corria da área alta para a baixa.

Replantamos toda a área com um capim nativo, o gengibre brabo, de forma que nenhuma área ficou desprotegida do sol.

Construímos pequenas barragens, usando troncos de palmeira, barro e plantas com crescimento rápido. Realizamos pequenos desvios para levar a água de um lugar para outro.

Toda a água do telhado da casa foi direcionado para o buraco onde retiramos o barro do alicerce e dos tijolos adobe, impedindo a saída da água do terreno e reabastecendo o lençol subterrâneo.

Aos poucos a água foi voltando. A floresta nativa foi mantida na maior parte da área e apenas um pequeno espaço é usado para o plantio de árvores e verduras.  Onde há floresta, há água. As raízes procuram a água e ajudam a conservar a água próximo à superfície.

Resultado:  Após 12 anos a área está com sua cobertura florestal mantida, a água voltou e agora é encontrada em todo lugar.

Sim, é possível – até fácil – fazer água, em São Luís, no Maranhão. Só precisamos de sabedoria para aprender as lições que a natureza nos dá.

Que saber mais? leia Ecologia e Criatividade…

Por Moisés Matias

 

 

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 13/09/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s