Sítio ecológico em diálogo com os geógrafos da UFMA

Sítio ecológico, a surpresa na Geografia do Maranhão.

 

Em uma apresentação rápida, estivemos no encontro de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, que tem como tema Território, desenvolvimento e Patrimônio.

O pensar e o agir em geografia tem a ver com o conceito de sítio ecológico. Dentro da lógica do Penso globalmente e atuo no cotidiano, que orienta a prática do agente social ecologista, o sítio ecológico é a delimitação do Território.

Território. É preciso cuidar do espaço onde colocamos os nossos pés.

O Desenvolvimento é algo diferenciado do Produto Interno Bruto (PIB). O sítio ecológico, no conceito defendido no livro Sítio ecológico, um guia para salvar a terra (2a ed) e no Ecologia e Criatividade – livro apresentado no evento -, é uma estratégia de ativação da Felicidade Interna Bruta (FIB).

O patrimônio é também algo totalmente diverso do que entendemos como patrimônio material, as riquezas calculáveis e apropriáveis, mas vai muito além. No conceito de sítio ecológico o mais valioso é o que é coletivo, como Patrimônio Tradicional, recurso de valor inestimável; as riquezas naturais, algo que o Maranhão detém em grandes dimensões, e vida com qualidade, o que inclui tempo livre, economia solidária, qualidade de governo e outras relíquias de grande valor.

Levei a mensagem aos estudantes e geógrafos. Sim, vendi alguns livros. Mas sei que estou desbravando território novo e joguei as sementes da construção do mundo novo, que já existe, mas que infelizmente ainda está muito longe do debate acadêmico que se faz nas universidades.

Alguns termos, como Felicidade Interna Bruta (FIB), defendido e propagado pela UNU, infelizmente não é do conhecimento da maioria dos acadêmicos e estudantes. Fizemos a nossa parte. Fiz a pregação, vendi alguns livros e deixei dezenas de convites que em breve – assim espero – resultarão em visitas e vivências no laboratório de ecologia intuitiva Sítio Panakuí.

Agradeço a atenção e o carinho. O Sítio Panakuí está com as portas abertas para os geógrafos ( É só agendar a visita no fone 8888 3372.

Saudações ecológicas,

 

 

Moisés matias

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 14/09/2012, em artigos, ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, Palestras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s