DE VOLTA AS ORIGENS Moisés Matias lança livro que destaca as belezas do Maranhão

DE VOLTA AS ORIGENS

Moisés Matias lança livro que destaca as belezas do Maranhão

Patrícia Cunha

Publicação: Imparcial

Moisés Matias, em uma oficina no Sítio Panakuí

15/09/2012 12:41

Um livro de descobertas. De um buscador de soluções, de garimpo. A fórmula pronta para o leitor ter qualidade de vida. Ecologia e Criatividade é isso, segundo o autor, jornalista, escritor e ambientalista Moisés Matias. O livro publicado pela Clara Editora, faz parte de uma trilogia composta pelos livros Sítio ecológico, um guia para salvar a terra, e antecede o livro Ecologia e estresse, que completará a série.

Totalmente zen, pelo momento que está atravessando desde que abraçou a causa ecológica, Moisés Matias diz que o livro vem causar o despertar do maranhense para as belezas do Maranhão, até então relegadas ao esquecimento. “Nós vivemos numa terra linda, em todos os aspectos, antropológicos, culturais, físicos, biológicos e as pessoas não percebem isso. Falta se abrir para essas belezas. Fazer a volta ao leito. Fazer a descoberta pelo abrir os sentidos”, recomenda Moisés.

Ecologia e Criatividade sugere ao leitor uma reflexão necessária sobre a velocidade dos dias. “A solução é se gostar mais, ter mais auto estima, e ao se gostar mais, você passa a dar valor às coisas que temos aqui e não ao estrangeirismo. Esse livro pede que você tenha um olhar diferenciado para o que valha a pena”, ensina o jornalista.

O livro é entremeado de ilustrações, conceitos, poesias. Na primeira página encontra-se o poema Pluma que diz: “preciso de tempo para ficar só e pensar/preciso de tempo para olhar o balanço do mar/o marulho suave das ondas da baixa maré…” Como quem sabe o que está dizendo, porque vivenciou cada etapa dos seus escritos, Moisés Matias vai desfiando páginas após páginas como fazer para ter uma vida sã.

Voltando às origens
Longe de ser um manual, ou uma bula, o livro traz um Moisés Matias de volta às suas origens provando o quão pode ser simples ganhar qualidade de vida. A vida de jornalista independente e de guerrilha foi dando lugar ao ambientalista. “A vida de jornalista atrelada a outras funções que tinha, como professor também, acabaram me levando a um estágio avançado de estresse. Os médicos me recomendaram muitos remédios, e cheguei a tomar alguns, mas foi quando me dediquei ao sítio que minha vida mudou. Eu era um homem em crise e agora estou leve, curado, livre do estresse. Sumi para o mundo e fui atrás de mim. E eu quero dizer que isso é possível”, afirma ele.

O sítio do qual se refere é o Panakuí, onde busca inspiração para criar e que mantém há 5 anos. Nesse tempo Moisés adequou o sítio tal como ele sonhava e hoje se orgulha do patrimônio ecológico que tem. “As pessoas saem de lá mais leves, com atividades e alimentação saudável, aprendem a fazer coisas que podem ser aplicadas no dia a dia”, comenta o ambientalista.

O conteúdo de seus livros é apresentado aos visitantes no Sítio. Moisés recebe grupos a partir de 10 pessoas ao custo de R$ 50 cada uma. No sítio é oferecida uma vivência completa com café e almoço além de vários ensinamentos, como: preparação de sucos e comidas saudáveis, aproveitamento de raiz, consumo do buriti, valorização da palha, fertilidade da terra. “É uma viagem para dentro de si. Um despertar para a natureza”, completa Moisés Matias.
O livro pode ser adquirido com o próprio autor durante visita ao sítio, ou ainda em palestras e oficinas ministradas por ele.

O Sítio Panakuí
O sítio ecológico começou como um pequeno canteiro na zona rural. Lá se preservam e cultivam inúmeras espécies, são realizadas ações integradas ecológicas. “Na vivências repasso a técnica de ativação da inteligência ecológica emocional. Para todos eu repasso a informação de que o sítio ecológico precisa existir no coração, para depois se manifestar na vida, na varanda, no quintal da casa, no espaço maior”, ensina o autor.

Depois de “montar” o sítio ecológico o autor começou a escrever sobre o tema com o livro Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, onde formulou o método de ativação da Felicidade Interna Bruta (FBI) tendo por base o conhecimento tradicional de pessoas do norte e nordeste, ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fortuna e a felicidade. Em Ecologia e Criatividade, o autor registra o processo de criação do sítio ecológico e no último, que completa a trilogia Ecologia e Estresse, Moisés vai mostrar o caminho da cura do estresse.

Agora o Sítio Ecológico é uma franquia social a ser multiplicada pelos municípios do Maranhão e do Brasil, formando, assim, empreendedores ecologistas por meio do Método Sítio Ecológico Interativo. “É um método que pode transformar o Maranhão em potência ecológica para o Brasil e o mundo e onde os doutores são os pescadores, os artesãos, os trabalhadores. Sem eles eu não teria feito nada”, admite o autor.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 16/09/2012, em ecologia e criatividade, entrevista, livro, meio ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s