Viagem ao mundo Panakuí. Estudantes do Liceu desbravam a ecologia intuitiva.

A aventura começou. Estudantes, jovens de 15 e 16 anos, a turma 205, matutino, do Colégio Liceu, acompanhados pelas professoras Renata Feques e Regilza, chegaram ao Sítio Panakuí e ficaram ressabiados, como se perguntassem: “O que eu vim fazer aqui, no meio do mato?”

Mas em pouco tempo estavam tomando banho na lagoa, entrando no mangue, fotografando, pintando a cara, catando caranguejo, subindo e descendo das árvores.

As lições começaram com a respiração. De cinco, nenhum sabia respirar. Tive, então, que chamar a minha auxiliar, a Mila, a dama adotiva do sítio que, célere, colocou-se no meio da turma e mostrou como se respira: com o diafragma:

“Vejam a minha barriguinha subindo e descendo, com a respiração”. Mila é ágil e mostra logo como se faz!.

A turma não gostou do banheiro ecológico. Não houve voluntário para deixar um adubo humano no sítio. Da próxima, talvez.

Mas a alegria tomou conta. A viagem está apenas começando. Venham e tragam a família!

Por Moisés Matias

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 04/10/2012, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s