Crianças do Colmeia invadiram o Panakuí e nada será como antes

Um dia ecológico das Crianças do Colmeia no Panakuí

Um dia ecológico muito especial. Dezenas de crianças do Colégio Colmeia estiveram no Sítio Panakuí (11.10), acompanhados por uma equipe de 07 professoras e um professor. Foram realizadas dezenas de atividades. As crianças têm uma natureza ecológica original e entram na mais perfeita sintonia com a ambiência ecológica. Algumas atividades foram orientadas, como a integração à natureza, o exercício respiratório e a rápida apresentação do espaço.

Mas as crianças, na faixa dos 08 a 10 anos, queriam mais. Entraram nas trilhas, buscaram os animais, as flores e os frutos. Muitas pintaram as caras, todas amassaram o barro do tijolo ecológico e algumas mergulharam no mangue, atrás do caranguejo fujão.

A programação foi seguida e tivemos que inovar nas atividades, pois a energia infantil parece inesgotável. No final do dia os adultos estavam esgotados, mas as crianças, cansadas,  apresentavam a euforia da descoberta.

O Colégio Colmeia e o Sítio Panakuí ofereceram às crianças, no seu dia, um experiência excepcional que deverá ficar gravada para sempre na memória emocional de cada uma delas.

Não sabemos exatamente como a vivência é recebida por cada participante. Procuramos apresentar o nosso melhor. Agradeço às professoras Daniela Gonçalves, Elsa Targino, Ana Cláudia, Gisela Costa, Maria Quintino, Fernanda Matos, Ciane Costa e Igor Ferreira, pelo carinho e paciência dedicados às crianças. Agradeço também à direção do Colégio Colmeia, pela confiança creditada ao trabalho que realizamos no Sítio Panakuí.

Ao final do dia ecológico, a sobra de comida as crianças deram como alimento para as aves, e o resíduo sólido foi recolhido e trazido. Parabéns pelo dia ecológico radical, crianças do Colégio Colmeia.

Moisés Matias

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 12/10/2012, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s