Roberto Mauro Gurgel, um semeador de Utopias.

Ao mestre de gerações, Roberto Mauro.

Durante os anos de estudante de jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conheci Roberto Mauro Gurgel. Aos 73 anos, é atualmente chefe da Assessoria da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Mas o seu  ofício é o de semear  utopias.

Na Ufma, como professor, vivia cercado de jovens idealistas. Ele orientava leituras, emprestava livros, recomendava e apresentava. Seu gabinete tinha sempre uma palavra amiga, uma atenção especial.

Autor de vários livros, com dezenas de textos em coletâneas, Roberto Mauro Gurgel é um educador com multiplas competências: foi militante da esquerda clandestina, na época do regime militar; trabalhou na extensão universitária   e tem uma especial atenção para a educação infantil. Exerce o cargo de  vice-presidente da Organização Mundial da Educação Pré-Escolar (OMEP).

Foi o mestre Roberto quem orientou a minha monografia de conclusão de curso, sobre Jornalismo ecológico, e também prefaciou o meu livro, da minha fase de guerrilheiro,  campeão de vendas, no Maranhão: Os outros segredos do Maranhão.

Professor Roberto Mauro, obrigado pela amizade, os meus respeitos, a minha admiração.

Anúncios

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 22/10/2012, em ecologia e criatividade, meio ambiente, Palestras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s