Roberto Mauro Gurgel, um semeador de Utopias.
Ao mestre de gerações, Roberto Mauro.
Durante os anos de estudante de jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conheci Roberto Mauro Gurgel. Aos 73 anos, é atualmente chefe da Assessoria da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Mas o seu ofício é o de semear utopias.
Na Ufma, como professor, vivia cercado de jovens idealistas. Ele orientava leituras, emprestava livros, recomendava e apresentava. Seu gabinete tinha sempre uma palavra amiga, uma atenção especial.
Autor de vários livros, com dezenas de textos em coletâneas, Roberto Mauro Gurgel é um educador com multiplas competências: foi militante da esquerda clandestina, na época do regime militar; trabalhou na extensão universitária e tem uma especial atenção para a educação infantil. Exerce o cargo de vice-presidente da Organização Mundial da Educação Pré-Escolar (OMEP).
Foi o mestre Roberto quem orientou a minha monografia de conclusão de curso, sobre Jornalismo ecológico, e também prefaciou o meu livro, da minha fase de guerrilheiro, campeão de vendas, no Maranhão: Os outros segredos do Maranhão.
Professor Roberto Mauro, obrigado pela amizade, os meus respeitos, a minha admiração.
Publicado em 22/10/2012, em ecologia e criatividade, meio ambiente, Palestras. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1