As lições do Sítio Panakuí I. Projeto pode transformar o Maranhão em um santuário de vida saudável
Após 20 anos de pesquisa, 10 apenas na sua implantação, o Sítio Panakuí, uma área de 03 hectares, situada na periferia de São Luís, apresenta as descobertas.
Pulicaremos aqui as principais.
Lição I – Valor do Patrimônio Tradicional
O Sítio ecológico intuitivo está sustentado na matriz do Patrimônio Tradicional. O enredo enciclopédico, gerado ao longo dos séculos, mantido e reproduzido na oralidade, tem um valor excepcional.
O Patrimônio Tradicional, aplicado no local de interação ecológico onde as pessoas vivem, reproduz e conserva o modelo alternativo de sociedade, chamado de paradigma ecológico, holístico.
É o modelo que pode salvar a vida na terra. Quanto vale o Patrimônio Tradicional, nestas condições? É algo mais valioso que petróleo, que diamante.
O Maranhão, estado riquíssimo em Patrimônio Tradicional, caso aplique o modelo sistêmico do sítio ecológico intuitivo, pode se transformar em uma potência em saúde, bem estar e qualidade de vida. E em um prazo curtíssimo.
O Sítio Panakuí é o laboratório que o Maranhão precisa para se transformar neste santuário de qualidade de vida. E a pesquisa está, inteiramente, à disposição das organizações públicas, da academia.
Para que a pesquisa seja propagada, replicada, faremos nos dias 30/11 e 01,02/12, uma oficina intensiva, especial, para a formação de 30 multiplicadores da Metodologia Sítio Ecológico Intuitivo, no Sítio Panakuí, ao custo de R$ 150 reais, por pessoa. Inclui alimentação e área para acampamento.
Inscrições e mais informações pelo fone (98) 8888 3372, e pelo e-mail moises-matias@ig.com.br
Moisés Matias
Publicado em 03/11/2012, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1