As lições do Sítio Panakuí I. Projeto pode transformar o Maranhão em um santuário de vida saudável

Após 20 anos de pesquisa, 10 apenas na sua implantação, o Sítio Panakuí, uma área de 03 hectares, situada na periferia de São Luís, apresenta as descobertas.

Pulicaremos aqui as principais.

Lição  I – Valor do Patrimônio Tradicional

O Sítio ecológico intuitivo está sustentado na matriz do Patrimônio Tradicional. O enredo enciclopédico, gerado ao longo dos séculos, mantido e reproduzido na oralidade, tem um valor excepcional.

O Patrimônio Tradicional, aplicado no local de interação ecológico onde as pessoas vivem, reproduz e conserva o modelo alternativo de sociedade, chamado de paradigma ecológico, holístico.

É o modelo que pode salvar a vida na terra. Quanto vale o Patrimônio Tradicional, nestas condições? É algo mais valioso que petróleo, que diamante.

O Maranhão, estado riquíssimo em Patrimônio Tradicional, caso aplique o modelo sistêmico do sítio ecológico intuitivo, pode se transformar em uma potência em saúde, bem estar e qualidade de vida. E em um prazo curtíssimo.

O Sítio Panakuí é o laboratório que o Maranhão precisa para se transformar neste santuário de qualidade de vida. E a pesquisa está, inteiramente, à disposição das organizações públicas, da academia.

Para que a pesquisa seja propagada, replicada, faremos nos dias 30/11 e 01,02/12, uma oficina intensiva, especial, para a formação de 30 multiplicadores da Metodologia Sítio Ecológico Intuitivo, no Sítio Panakuí, ao custo de R$ 150 reais, por pessoa. Inclui alimentação e área para acampamento.

Inscrições e mais informações pelo fone (98) 8888 3372, e pelo e-mail moises-matias@ig.com.br

Moisés Matias

Imagem de uma das oficinas realizadas no Sítio Panakuí, para jovens.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 03/11/2012, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s