A agroecologia e a agricultura intuitiva – As lições do Panakuí II

Após 20 anos de pesquisa, 10 apenas na sua implantação, o Sítio Panakuí, uma área de 03 hectares, situada na periferia de São Luís, apresenta as descobertas.

Lição II – A agroecologia e a agricultura intuitiva

Fazer a Agroecologia, a agricultura ecológica, que produz alimentos saudáveis e não causa danos à natureza, é algo necessário, mas trata-se de uma atividade complexa, exige um elevado esforço e domínio técnico. Como jornalista, sofri e sofro para produzir gêneros orgânicos, aqueles cultivados em hortas e canteiros.

A área agrícola do sítio é minúscula, mas é a que nos dá mais trabalho. Todavia, observando a natureza, percebi que algumas plantas possuem uma resistência natural e enfrentam bem as adversidades do tempo, a falta de chuva do verão, o excesso de água no inverno.

Assim, pela observação, cheguei à agricultura intuitiva, aquela que exige o mínimo esforço humano, apenas a observação e o cuidado para que as forças naturais atuem livremente.

Na agricultura intuitiva quem trabalha é a natureza. No Panakuí tem muitas palmeiras de babaçu e tucum, plantas altamente resistentes. É nelas que está o meu foco de produção. Elas, como outras plantas nativas, não precisam de adubo e conseguem se defender muito bem das pragas.

Outro exemplo é a Cajá. No verão, perde todas as folhas. No inverno, recobre-se com uma exuberante copa, e produz o delicioso fruto. Assim é também com o murici, com o tuturubá, com o buriti, com a juçara, entre tantas outras.

Enquanto as plantas cultivadas sofrem uma infinidades de doenças e apresentam fragilidades excepcionais, como o tomate, o próprio limão, a laranja, as plantas nativas são adaptadas ao clima e possuem um sistema de defesa fortalecido.

Na cultura tradicional predomina a agricultura intuitiva. Em muitos casos, a coleta de frutas e verduras silvestres supera a própria atividade agrícola. Apropriada para grandes áreas, a agricultura intuitiva é recomendada para as pessoas que – como eu – não desejam ter um sítio ecológico, mas não querem exatamente o  sítio agrícola, que é apenas uma das várias dimensões do sítio ecológico.

Na agricultura intuitiva a interação ecológica é intensa. As aves possuem ninhos nas árvores; as abelhas fazem ali as suas colmeias, os animais recolhem os frutos excedentes e o humano é o maior beneficiário do processo ecológico.

O Sítio Panakuí é o laboratório que o Maranhão precisa para se transformar neste santuário de qualidade de vida.

Para que a pesquisa seja propagada, replicada, faremos nos dias 30/11 e 01,02/12, uma oficina intensiva, especial, para a formação de 30 multiplicadores da Metodologia Sítio Ecológico Intuitivo, no Sítio Panakuí, ao custo de R$ 150 reais, por pessoa. Inclui alimentação e área para acampamento.

Inscrições e mais informações pelo fone (98) 8888 3372, e pelo e-mail moises-matias@ig.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 04/11/2012, em artigos, livro, meio ambiente, negócios, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s