Estudantes de Biologia (IFMA) mergulham no universo Panakuí e desbravam a ecologia profunda

Estudantes de biologia do IFMA, acompanhados da professora Clarissa Lobato, da anciã Vicentina Shimpo, vivenciaram, no sábado, 24, a  experiência ecológica do Sítio Panakuí.

Durante 06 hs os estudantes conheceram as várias dimensões ecológicas do Sítio Panakuí, onde reaproveitaram o próprio lixo, alimentaram-se da comida orgânica, pisaram na lama do mangue e e alguns até banharam nas águas do Rio Panakuí, que não está contaminado com coliformes fecais.

Na roda do conhecimento tradicional, algumas descobertas e revelações. Nós precisamos enfrentar os nossos medos, superar as limitações e, assim, fazer brotar a ecologia profunda, a ecologia do ser.

Entre fotos, brincadeiras e sorrisos, a prosa fluiu.  Alguns demonstram os seus conhecimentos, estabelecendo a relação entre as partes genecológicas e o buraco na camada de ozônio.

Um sentimento de liberdade, inerente à juventude, contagia a experiência. Da. Vicentina Shimpo, de 75 anos, mostra que ser jovem é um estado de espírito. Durante toda a visita, só simpatia.

Clarissa Lobato dá o exemplo e inaugura simbolicamente o banheiro ecológico. Outros estudantes acompanham a professora e adotam, sempre na ritmo da alegoria, o banheiro que permite aproveitar os dejetos humanos como adubo.

Devemos resolver os problemas ecológicos no espaço local, em nossas casas, nos locais de trabalho e estudo. Essa é a mensagem principal que fica.

A próxima etapa? Quem sabe uma viagem ao santuário Ilha do Amanhã.

Obrigado pela visita! Até a próxima!

(Participaram da visita: Clarisse Lobato, Frani Mary, Lucélia, Dahilson, Rafael, Edson, Quelson, Marcelo, Manoel, Natália, Vicentina, Flora e A. Silva)

Moisés Matias

fotos de Pedro Matias

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 25/11/2012, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Natália DVC

    Foi muito bom!!
    Ótima experiência.
    Sem dúvida com sua marca no S2 e na cabeca de cada um 😉
    Valeu pelos momentos…
    Desejo tudo de bom a cada um de vocês.
    Que essa iniciativa dê grandes frutos e só traga felicidade.
    Só tenho a agradecer \O/…
    Beijinhos…!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s