Alianças e parcerias firmadas no lançamento do projeto Sítio Ecológico

Sítio ecológico firma parcerias

Com o vice-governador, Washington Oliveira.

Com o vice-governador, Washington Oliveira.

DSC04989

Washington e Veneraldo Costa.

Washington e Veneraldo Costa.

DSC04954

Washinton, D. Vicentina e o pastor Moizabniel.

Washinton, D. Vicentina e o pastor Moizabniel.

Uma turma avançada de muliplicadores no método  Sítio ecológico

Uma turma avançada de muliplicadores no método Sítio ecológico

Um sítio ecológico como exemplo de negócio ecológico.

Um sítio ecológico como exemplo de negócio ecológico.

Jucélio Rocha. Em breve, sítio ecológico no Piauí.

Jucélio Rocha. Em breve, sítio ecológico no Piauí.

Edmilson Pinheiro e família.

Edmilson Pinheiro e família.

Artista e sitiante.

Artista e sitiante.

Leyde anne, ecologista e parceira da causa ecológica.

Leyde anne, ecologista e parceira da causa ecológica.

DSC04988

Wagner Baldez, d. Mônica e Eline.

Wagner Baldez, d. Mônica e Eline.

e ultrapassa as fronteiras do Maranhão

O projeto Sítio Ecológico, lançado ontem, na Cada do Escritor, na Feira de Livros, a partir das 15 horas, contou com a participação do pastor evangélico, Moisaniel Alves, da Igreja Batista Cohab; da anciã Vicentina Gomes Shimpo, de Luziania/Go, que já plantou mais de 3.000 árvores; da presença virtual da Rede Social de Permacultura Brasileira, representada pela carta do seu coordenador, Ricardo Bartolato; do inventor e criador do projeto que transforma residências em micro-usinas de energia e gás, Veneraldo Costa; do Vice-Governador do Maranhão, Washington Oliveira, que na oportunidade se comprometeu, entre outras, em transformar a residência oficial da Vice-Governadoria em uma unidade avançada em ecologia, com a implantação de um sítio ecológico exemplar para o Maranhão e o Brasil.
Outros visitantes assinaram o livro de presença, como o sitiante e amigo Wagner Baldez, acompanhado da esposa, Da. Mônica, da sua filha, a advogada Eline Oliveira. O agrônomo Edmilson Pinheiro, acompanhado da esposa, Ana Beatriz, e da filha, Maria Clara Pinheiro.
Um amigo que conheci na Feira dos Livros, Saulo Barreto, em breve será mais um sitiante da cidade. O estudante Rafael Carvalho inicia, nesta semana, o treinamento intensivo em Ecologia Intuitiva. A ele se juntam os jovens Lucas Araújo e Felipe Melo. Em algumas semanas os três serão os primeiros multiplicadores da metodologia Sítio Ecológico Intuivo, formados no Sítio de Inteligência Alternativa (S.I.A) Panakuí. Outras pessoas deverão justar-se ao grupo e formarão o batalhão ecológico responsável pela implantação de um sítio ecológico de referencia em cada um dos 217 municípios maranhenses.
Quem também compareceu ao espaço panakuí, na Feira de Livros, foi o empresário Dorivan Costa Ferreira, acompanhado da esposa, Maria das Graças Ferreira. Dono de loja de material de construção no João Paulo, Dorivam possui uma área de mais de 100 hectares, situada no limite entre Morros e Icatu, com muita água, fontes naturais e três pequenos rios. “Nós vamos implantar a metodologia do Sítio Ecológico no local e criar mais uma referência em negócio ecológico sustentável “, assevera o empresário.
Jucélio Rocha, natural do Piauí, anima-se para levar o método sítio ecológico para o vizinho estado do Piauí. “Estamos estudando o assunto e o modelo sítio ecológico é exatamente o que eu estava procurando”, comenta. Em breve, após fazer um curso intensivo na metodologia Sítio Ecológico, o projeto será lançado em Terezina, expandindo-se então por todos os municípios do Piauí, com a coordenação do Jucélio Costa.
Através de uma carta enviada especialmente para o evento, Ricardo Bortolato, que coordena a Rede Social de Permacultura Brasileira (PSB), reafirmou a parceria da rede com o Sítio Panakuí. Em anexo:
09:47
Crie soluções ecológicas integradas!

A Rede PSB vem desde 2009 se especializando em redes sócias ligadas a ecologia e sustentabilidade de cidades, bairros, casas e pessoas dentro do formato de Redes Sociais. O Ning que é uma poderosa plataforma para desenvolvimento de sites, blogs, e principalmente redes sociais verticais é nossa ferramenta de comunicação e consultoria social.
Nossa preocupação e objetivo oferecendo “Soluções Ecológicas Integradas em Transição” é resolver problemas do meio ambiente urbano ou rural de forma lógica e sustentável buscando o equilíbrio entre desenvolvimento e crescimento, economicamente viável e socialmente justo.
Se você tem vontade de mudar e transformar sua cidade, bairro ou casa com sabedoria e respeito ao meio entre em contato conosco, e vamos juntos fazer a transição necessária para as futuras gerações.
São inúmeras possibilidades:
• Políticas Públicas e Comunidade juntas para a mudança,
• Os dois lados da Globalização, como usar a seu favor,
• Comunidades e eco vilas, urbanas / rurais,
• Ecossistemas, levantamento de dados buscando soluções integradas,
• Reaproveitando resíduos da Industria, Mineração e Comércio local,
• Manejo sustentável da água;
• Éticas e princípios da Permacultura
• Segurança, autossuficiência e nutrição alimentar;
• Controle biológico do saneamento básico;
• Jardins comestíveis e medicinais;
• Agro floresta, produção de alimento sem derrubar a floresta;
• Busca de alternativas para Suficiência Energética e de Recursos Externos;
• Novo conceito de Habitação Humana Bioconstruida,
• Como aplicar o conceito de capitalismo verde, social e justo criando renda para todas as partes envolvidas.

Ricardo Bortolato
Soluções Ecológicas Integradas em Transição
11.980852500
ricardo.bortolato@gmail.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 03/12/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s