Sobre o fim do mundo. A fortaleza é o Sítio Ecológico

Andei pelos caminhos de São Luís e vi os sinais do fim do mundo, no Maranhão.
Na Feira do João Paulo o Sr. Raimundo mostra a relíquia: uma galinha caipira legítima, da canela seca; custa R$ 35,00 reais.E para conseguir, só para as bandas de Pinheiro.
No passo atual, o animal suculento, que já sumiu das mesas populares, também desaparecerá dos pratos da classe média que foge daquele criado em granjas.
Um quiabo custa 0,20 centavos. Cinco por um real. O mesmo preço do maxixe. E está difícil encontrar. Veja o que disse um produtor de verduras, lá do Crato, região seca do Ceará, que abastece o Maranhão de frutas e verduras.
“Se eu vendesse verduras, no Ceará, pelo preço que o Maranhense paga, estaria muito rico”.
E um quilo de Farinha, na casa de farinha do João Paulo, é vendida por até R$ 9,00 reais. E a melhor farinha, a mais cara, vem do Estado do Pará. O dono da banca esclarece: “É que o maranhense planta pouco e não sabe mais fazer farinha de qualidade”. São sinais do fim do mundo.
DSC05436Antes do fim, precisamos semear sítios ecológicos, onde se planta esperanças e sementes diversas. E, como diz do ditado, quem planta colhe!

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 21/12/2012, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s