Vivência ecológica em Santa Inês, Sábado, 02.02
Moisés Matias F. de Sousa, jornalista, escritor, autor do livro Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, formulador da metodologia Sítio Ecológico Intuitivo, que visa despertar nos participantes da vivência o Eu ecológico Profundo, tendo por base a matriz cultural original de cada pessoa.
Onde a vivência será realizada
Em Um sítio ecológico, situado no município. Trata-se de uma área onde residem famílias e que desenvolvem atividades agrícolas tradicionais, como a criação de galinha caipira, a produção agropecuária básica.
O local funcionará como um Laboratório de ecologia intuitiva, onde serão desenvolvidas atividades práticas com casa ecológica, banheiro ecológico, galinheiro ecológico e outras estruturas voltadas à vivência da ecologia. Para os participantes das vivências, o local funcionarácomo uma espécie de museu, o que permite o transito por várias dimensões ecológicas.
Como funciona a vivência
A vivência é voltada ao despertar dos sentidos, da emoção ecológica de cada pessoa. Durante um dia, das 08:30 às 17 hs, a pessoa permanece no local, participa das atividades, sendo estimulado a sentir a ecologia, ao tempo que vivencia, com café da manhã ecológico, almoço ecológico, mas também reaproveitando o material orgânico produzido durante o dia.
Fundamentos da vivência
Procura-se demonstrar o valor do paradigma tradicional para a valorização da ecologia intuitiva. Ao entrar no portão do sítio, a pessoa é estimulada a viver um dia de ecologia em um território ecológico, ao tempo que se repassa a mensagem de que o dia poderá serampliado para as suas c asas, seus locais de trabalho.
As dimensões ecológicas são repassadas sem que haja a idéia da fragmentação do conteúdo. O instrutor procura interferir ao mínimo no conteúdo da vivência, apenas servindo de guia de conteúdo que cada pessoa carrega da sua infância, do seu imaginário.
Custos:
01 – Custo da vivência: R$ 30,00/Pessoa .
02 – Para a realização da vivência o agente responsável viabilizou um espaço ecológico tradicional (um pequeno sítio situado em local de fácil acesso e com uma estrutura básica de apoio).
Publicado em 30/01/2013, em ecologia e criatividade, entrevista, livro, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1