Vivência ecológica em Santa Inês, Sábado, 02.02

ilustra_034

Moisés Matias F. de Sousa, jornalista, escritor, autor do livro Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, formulador da metodologia Sítio Ecológico Intuitivo, que visa despertar nos participantes da vivência o Eu ecológico Profundo, tendo por base a matriz cultural original de cada pessoa.

Onde a vivência será realizada
Em Um sítio ecológico, situado no município. Trata-se de uma área onde residem famílias e que desenvolvem atividades agrícolas tradicionais, como a criação de galinha caipira, a produção agropecuária básica.
O local funcionará como um Laboratório de ecologia intuitiva, onde serão desenvolvidas atividades práticas com casa ecológica, banheiro ecológico, galinheiro ecológico e outras estruturas voltadas à vivência da ecologia. Para os participantes das vivências, o local funcionarácomo uma espécie de museu, o que permite o transito por várias dimensões ecológicas.
Como funciona a vivência
A vivência é voltada ao despertar dos sentidos, da emoção ecológica de cada pessoa. Durante um dia, das 08:30 às 17 hs, a pessoa permanece no local, participa das atividades, sendo estimulado a sentir a ecologia, ao tempo que vivencia, com café da manhã ecológico, almoço ecológico, mas também reaproveitando o material orgânico produzido durante o dia.
Fundamentos da vivência
Procura-se demonstrar o valor do paradigma tradicional para a valorização da ecologia intuitiva. Ao entrar no portão do sítio, a pessoa é estimulada a viver um dia de ecologia em um território ecológico, ao tempo que se repassa a mensagem de que o dia poderá serampliado para as suas c asas, seus locais de trabalho.
As dimensões ecológicas são repassadas sem que haja a idéia da fragmentação do conteúdo. O instrutor procura interferir ao mínimo no conteúdo da vivência, apenas servindo de guia de conteúdo que cada pessoa carrega da sua infância, do seu imaginário.

Custos:
01 – Custo da vivência: R$ 30,00/Pessoa .
02 – Para a realização da vivência o agente responsável viabilizou um espaço ecológico tradicional (um pequeno sítio situado em local de fácil acesso e com uma estrutura básica de apoio).

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 30/01/2013, em ecologia e criatividade, entrevista, livro, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s