As sementes do sítio ecológico estão por toda Santa Inês

Em Santa Inês a ecologia foi o tema da discussão, na tarde de sexta, no dia de sábado. Na palesta, no final da tarde de sexta, uma atenta platéia assistiu a apresentação, com o título Santa Inês, o Sítio Ecológico e a Felicidade Interna Bruta (FIB).
Durante o sábado, das 08 às 17 horas, um seleto grupo,entre estudantes, produtores, professores e gestores públicos, participou da vivência ecológica.
A cidade de Santa Inês, que se destaca como centro comercial da região, foi impactada pelo debate da ecologia, nos jornais das televisões locais, nas entrevistas que foram veiculadas sobre o tema, nos meios de comunicação.
Reaproveitamento do resíduo orgânico, hortas domésticas, valorização dos quintais, produção de mudas e plantas ornamentais, produção de alimentos,entre outros, foram debatidos.
As sementes dos sítios ecológicos foram semeadas nos corações e mentes da gente de Santa Inês. O projeto da campanha Santa Inês Resíduo Orgânico Zero foi entregue à prefeitura.
Francisco de Melo (Bill), secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, participou da vivência ecológica e em breve visitará o Sítio Panakuí.
Edson Lima, produtor de plantas e ecologista, continuará o trabalho que já realiza na região, produzindo mudas e fazendo jardins, mas agora tem um grupo de aliados, em Santa Inês e, através do Sítio Panakuí, em outros paragens do Maranhão e do Brasil.
Agradeço à parceira Regina Celi, às estudantes Maria da Conceição, Antônia, Francidalva, Márcia, Elizane, Adriana, Ana Cícera, Ildenê, Deuza, Fátima, Natália, Márcia e aos amigos Ismack e Fred Ruan. Os contatos imediatos foram feitos. Na próxima visita, iniciaremos a implantação da rede de sítios ecológicos em Santa Inês.
DSC06053

DSC06067

DSC06127

DSC06152

DSC06159

DSC06160

DSC06166

DSC06192

DSC06189

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 04/02/2013, em ecologia e criatividade, entrevista, manifesto, negócios, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. severino esdras almeida ferreira

    Bom dia, o senhor fez lembra traquinagem nais encosta aqui em alagoas
    tem como o senhor mandar uma semente dela para mi ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s