Tuturubá, a fruta

Aos seis anos eu a comi. Em um campo, debaixo de uma grande árvore, a vi pela primeira vez. Uma fruta do tamanho de uma goiaba, meio enverdeada, quase amarela. Sua carne é amarela-ouro. Parecia com a gema de ovo cozida. Eu a mordi e senti o sabor único da primeira mordida. A massa prendeu no céu da boca, alongando assim a degustação. A semente era dura e brilhosa e por um tempo eu a tive nas mãos.
Depois da experiência, passei anos e décadas sem rever a fruta. Não sabia o nome, mas não esqueci o sabor.
Nesta manhã, no Sítio Panakuí, saboreei a fruta. Chama-se Tuturubá. Tenho vários pés de Tuturubá, no Sítio, todos bem jovens. As primeiras frutas estão saindo. Rapidamente recolhi algumas frutas, após sacudir o pé. Então, fechei os olhos e revivi a experiência da primeira mordida.
Tuturubá é uma planta rica, rara, como tantas frutas nativas. Agora, vou recolher as sementes e produzir as mudas de Tuturubá. Também iremos produzir cremes, sorvetes e outras receitas com a Tuturubá.

DSC06197

DSC06198

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 05/02/2013, em ecologia e criatividade, meio ambiente, Vivências. Adicione o link aos favoritos. 110 Comentários.

  1. Adalmir Schiaffino

    Moisés
    Quem não quer ter um é de tuturubá em casa… Provei essa fruta maravilhosa no ano passado, no Pará. Não vi o pé. É muito gostosa.
    Se puderes enviar algumas sementes junto com os livros (pode cobrar as sementes), envie a conta para o meu email.
    Agradecido.
    Adalmir

  2. Tenho mais de dez pés de tuturuba carregado q estraga no chão…quero alguma receita de algo c a fruta..por favor
    RONYS
    Codó ma

  3. Alex das neves dias

    Boa tarde queria saber como quebrar a dormencia das cementes do tuturubá.

  4. carlos roberto mendes

    boa noite! essa fruta também fez por anos parte da minha infância mas como a de varias pessoas aqui no mato grosso não consigo encontra-la mais, se puder me enviar umas sementes serei eternamente grato desde já agradeço a compreensão.

  5. Francis micheli

    ALGUEM TEM ESSA MUDA ? POR FAVOR, ZAP 11-985651947 FRANCIS

  6. Maria das Dores lima

    Gostaria de saber como posso fazer as mudas do taturuba?

  7. com quantos anos nasce a semente de tuturubar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s