Palmito de Babaçu. Uma delícia!

DSC06324Poucos conhecem. É uma delícia! Muito nutritivo. Cada palmeira de babaçu dá até 05 quilos de palmito. E quanto mais jovem, melhor o sabor.
O Maranhão tem uma Arábia Saudita apenas com o Babaçu, na relação com a energia. Trata-se de mais uma riqueza inestimável que o Maranhão possui. Mas o caso é apenas um dos inúmeros produtos que podem ser extraídos desta palmeira: o seu delicioso, suculento, Palmito de Babaçu. Em outros estados ele pode ser encontrado industrializado, em conservas, mas na terra das palmeiras ele está sendo desperdiçado.
Mas não no Panakuí. Na manhã chuvosa de segunda feira, extraímos o palmito de uma palmeira que tivermos que abater, em um manejo seletivo e sustentável. Bruto, deu mais de quatro quilos. O seu melhor, chamado de coração, mais de dois quilos. Pode ser consumido in natura, como salada, em uma suculenta refeição, preparado com verdura e no óleo de babaçu, ou cozido com a carne e o peixe. E pode ser consumido como peixe, temperado com coentro, cebolinha e o mais. Vai uma palmitada aí? Recomendo!

Anúncios

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 14/02/2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s