Sítio ecológico, o elo que falta ao Cidade Sustentável.

Darci Fontes, diretor de negócios da empresa Fonmart Tecnologia e presidente do Instituto da Cidadania Empresarial do Maranhão, conheceu o projeto Sítio Ecológico. No seu escritório, ele nos recebeu para uma breve exposição sobre o Sítio Panakuí.
Na oportunidade, conheci um pouco sobre o projeto Alcântara Sustentável, que tive notícias através da Rede Permacultura Brasileira. Vários volumes estão sobre a sua mesa, resultado de uma ampla pesquisa, realizada por uma equipe multidisciplinar, acerca da realidade da população de Alcântara.
A implantação do cidades sustentáveis, no Brasil, começa a se tornar realidade com o projeto do economista Sabetai Calderoni, realizado em Alcântara.
O projeto Sítio Ecológico, resultado de 10 anos de pesquisas, em uma área de 03 hectares, é uma pesquisa avançada sobre a ecologia maranhense. Com laboratório, dois livros publicados, dezenas de oficinas realizadas, mais de 40 tipos de plantas cultivadas e começando a produzir, várias tecnologias desenvolvidas, com a ênfase na valorização da cultura tradicional da gente do Maranhão, o projeto Sítio Ecológico ainda não foi apresentado ao renomado pesquisador Sabetai Calderoni e sua equipe.
Mas Darci Fontes, que participa da coordenação do projeto, promete apresentar a pesquisa sítio ecológico ao professor Sabetai e equipe. “Nós vamos apresentar a pesquisa e acreditamos na inserção dos seus avanços no projeto Alcântara Cidade Sustentável”, comenta.
Cono presidente da direção executiva do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, Darci Fontes pretende apresentar a pesquisa Sítio Ecológico às empresas associadas à entidade. DSC06473

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 15/03/2013, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, meio ambiente, negócios. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s