Sítio Ecológico: o maior negócio ecológico do Maranhão

Sitio Panakui_Panfleto

Estamos implantando o maior negócio ecológico do Maranhão. Trata-se da Rede de Sítios Ecológicos rurais e urbanos. Até 2014 pretendemos identificar e fortalecer um sítio ecológico parceiro em cada um dos 217 municípios do Maranhão. Serão, assim, 217 negócios ecológicos, formados por um sítio de referência e sua rede local, constituída por até 500 sítios ecológicos, por município.
Com a implantação da Rede de Sítios Ecológicos rurais e urbanos, milhares de sábios e sabias intuitivas serão identificados (as). São os nossos sábios e sabias que entendem o funcionamento do sítio ecológico, que conseguem potencializar as diversas dimensões dos seus espaços de convivência, de trabalho, de vida.
Cada dimensão tem o seu potencial de negócio. É o caso da Agricultura, com suas diferentes dimensões. Mas o Sítio Ecológico – e isto é muito importante – não é só agricultura. Tem a dimensão da Cultura Tradicional, com suas diferentes dimensões, que faz a liga e dá a forma ao sítio ecológico. Sem patrimônio tradicional simplesmente não existe sítio ecológico. Talvez um sítio agrícola, ou turístico, mas não com o enfoque holístico, ecológico. Tem ainda as dimensões água, energia, moradia, saúde e outras.
O negócio da Rede de Sítios Urbanos e Rurais, no Maranhão, tem capacidade para ativar milhares de negócios, nas escalas micro, pequena, média e grande. Sim, o maior negócio, em implantação, no Maranhão, é formado por milhares de empreendedores.
O riqueza do Sítio Ecológico é formanda por Patrimônio Tradicional e Recursos Naturais. É desta liga complexa que aflora o negócio da sustentabilidade. E somos ricos em Patrimônio Tradicional e em Recursos naturais. Podemos, portanto, ativar em todas as localidades do Maranhão a Felicidade Interna Bruta (FIB), aumentando a produção de alimentos, melhorando as casas, com mais saúde, lazer e alegria.
Venha e participe! Faça da sua casa um sítio ecológico. Faça daquela terrinha da família a sua fortaleza ecológica, combinando poupança e geração de renda.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 24/03/2013, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, negócios, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Pingback: | Blog do Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s