A reinvenção do Maranhão já começou. Tod@s estão convocados.

DSCF1561

Uma reunião excepcional aconteceu na tarde de Sexta-feira,05.04, no auditório da Igreja dos Remédios. Representantes dos movimentos sociais estiveram reunidos para discutir a organização e o apoio à futura campanha de Flávio Dino ao Governo do Maranhão.
Estavam ali, naquele auditório, representantes das mulheres, dos movimentos negros, comunitários, lideranças religiosas e parlamentares – por sinal, deixaram o povo com a palavra e não se manifestaram.
Nos poucos minutos que tive, falei da alegria que sentia ao participar de tão importante reunião. Lembrei do meu Acre, onde lá na primeira metade dos anos noventa os movimentos sociais se reuniram, fizeram uma plataforma popular para a candidatura do futuro candidato, publicaram em livro e foram para a campanha. Assim, conseguiram derrotar um dos grupos políticos mais arcaicos do país, implantaram um governo que, com erros e acertos, consegue fazer a continuidade das políticas, melhorar os indicadores sociais, tirar o Acre da página policial e o insere no noticiário das boas notícias.
Também falei da necessidade de uma nova visão de governo. Não basta ganhar o governo, assumir com o mesmo programa, mantendo a expansão do agronegócio, para citar um exemplo. Precisamos entender a urgência da questão ecológica. Na ecologia o Maranhão é mais que rico. Precisamos valorizar a natureza, aproveitar racionalmente os recursos naturais, valorizar a cultura do nosso povo, entendida como reserva viva do paradigma ecológico alternativo.
Na oportunidade, apresentei a proposta do Sítio Ecológico Panakuí. O laboratório da revolução ecológica, construído no Maranhão, que pode transformar o Maranhão no Estado da Felicidade Interna Bruta (FIB)
Sim, precisamos ganhar o Governo do Maranhão e, assim, construir o Governo dos nossos sonhos, para o resto das nossas vidas.
Ao final, após muitas falas das lideranças sociais, Flávio Dino, de maneira serena, sábia, resumiu a sua história de 30 anos de luta ao lado das causas sociais – dos grêmios estudantis, advogado trabalhista, juiz, deputado e executivo da Embratur – , destacando a conversa última com o sábio Manoel da Conceição, que recomendou uma campanha ao lado dos movimentos sociais. “Estou nesta causa porque acredito na construção de um Maranhão com paz e justiça social”.
Valeu, minha gente! Estamos inciando a construção na nossa melhor História: a construção de um Estado, que acredito ecológico, para nosso filhos e netos. Venha e participe!

Anúncios

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 06/04/2013, em ecologia e criatividade, manifesto, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s