Professores do IFMA preparam expedição para o Panakuí

DSC04681

Uma equipe de professor@s do Instituto Federal de Educação (IFMA/Ma, Monte Castelo) está preparando as malas para um mergulho ecológico no Sítio Panakuí.
A vivência acontecerá neste domingo, 14.04.
Conheci Jorge Leão, professor de filosofia, no início de março. Com aparência frágil, Jorge carrega na essência a força de um leão. Dono de uma extraordinária história de superação pessoal, o professor de filosofia faz do magistério um sacerdócio, multiplicando-se em inúmeras iniciativas, nas salas, na instituição IFMA e nas áreas comunitárias da cidade, ajudando crianças e jovens.
Clarise Lobato, professora, mestra e amiga, apresentou-me Jorge Leão. Os dois, Clarise e Jorge, estão buscando os canais institucionais que possam levar às mudanças ecológicas profundas que o IFMA precisa.
Com campus em várias regiões do estado, o IFMA é uma das maiores instituições de ensino, no Maranhão.
“Nós queremos conhecer melhor o projeto Panakuí. Estamos estudando as tecnologias sustentáveis, nas diferentes áreas, e temos interesse em temas como aproveitamento dos recursos, construção sustentável, reutilização da água da chuva e hortas construídas em espaços alternativos, entre outros temas”, esclarece o produtor de vinagre de maça e naturalista Jorge Leão.
Após a visita, o grupo apresentará as sugestões sustentáveis à direção do IFMA, para que sejam implementadas.
Os interessados em participar da vivência favor entrar em contato com Jorge Leão (8852 4665), ou com Moisés Matias (8888 3372).

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 11/04/2013, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s