Vamos criar 400 sítios ecológicos, de uma vez, em São Luís?

Panakui_Adesivo-2

A prefeitura de São Luís regularizou as áreas Diamantes e Bom Menino como espaços legalmente protegidos. Uma ótima notícia.
São Luís quer e precisa ter mais. Pensa-se pequeno. A situação é gravíssima, mas a reação é sempre muito inferior ao problema. Boa iniciativa, mas insuficiente para a dimensão da enfermidade.
As áreas verdes da cidade estão desaparecendo. A compra de terra avança e não há limite à voracidade da especulação imobiliária.
Mas, como sempre, a solução está nas fórmulas simples. São Luís tem mais de 400 sítios ecológicos, alguns com tamanhos bem superiores às áreas do Diamante e do Bom Menino. São propriedades que pertencem a pessoas, famílias, mantidas ao longo dos anos como espaços de convivência familiar e de lazer, mas que não recebem nenhum apoio, incentivo, do poder público. Aliás, são ignoradas, desconhecidas e, portanto, presas fáceis para os especuladores.
Na região do Turu já foram consumidas dezenas de áreas assim. A cidade perdeu uma das regiões mais ricas e belas, com suas árvores seculares. E assim segue.
Basta o Governo Municipal estabelecer um cadastro, mapear as áreas, reconhecê-las como importantes para a municipalidade, garantir-lhes algumas vantagens e pronto! a cidade garantiria uma extraordinária rede de áreas verdes, cuidadas por particulares, distribuídas por todas as regiões do município, sem custos extraordinários, sem ter que pagar pela manutenção, garantindo as reservas verdes e ainda com a garantreia da produção de frutas orgânicas, verduras, turismo, lazer.
O que é preciso!
01 – VONTADE POLÍTICA;
02 – INSTITUIR O IPTU ECOLÓGICO;
03 – CRIAR UM PROGRAMA DE APOIO AOS SÍTIOS (TURISMO RURAL, GASTRONOMIA NATURAL, ESPORTE ECOLÓGICOS, TRILAS PARA CICLISTAS E ETC)
04 – VALORIZAR, RECONHECER E CONHECER O PROJETO PILOTO DA REDE SÍTIO ECOLÓGICO, O SÍTIO PANAKUÍ, DESTAQUE NA REDE SOCIAL ECOLÓGICA NACIONAL E QUE FICA SITUADO EM SÃO LUÍS.
06 – TEMPO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO – 06 MESES;
07 – RECURSOS NECESSÁRIOS JÁ EXISTEM EM INÚMEROS PROGRAMAS.
E ENTÃO, VAMOS ACORDAR E FAZER O EXTRAORDINÁRIO? A SEMANA DO MEIO AMBIENTE É UMA BOA OPORTUNIDADE…

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 25/04/2013, em ecologia e criatividade, livro, manifesto, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s