Universidade Livre Panakuí

participe do projeto Universidade Livre Panakuí.
Trata-se da criação informal de espaços para a valorização do conhecimento enciclopédico conhecido como tradicional.
Começarei com três cursos, no panakuí: Sítio Ecológico Intuitivo, Ecologia e Criatividade e Ecologia e Estresse, que ministro no Panakuí.
Mas a ideia e identificar e buscar a valorização dos sábios e sábias existentes no Maranhão, gente sem formação convencional, mas com saberes de grande valor. Eles e elas estão em todas as áreas.
Os sítios ecológicos estão sustentados no conhecimento tradicional. Nos sítios ecológicos tem sempre um sábio ou uma sábia na inspiração ou na coordenação do projeto. Agora, queremos criar a Universidade Livre, um espaço para o reconhecimento e a valorização do conhecimento tradicional, dos saberes difusos, da sabedoria intuitiva, criativa e emocional.
Assim, estaremos criando a oportunidade para a valorização do conhecimento tradicional, rompendo com a lógica que coloca as universidades como únicos espaços qualificados para a produção e a valorização do conhecimento.
Com a Universidade Livre poderemos levar auto-estima e até recursos para as diferentes localidades onde os sábios e sábias vivem. No caso, após a identificação dos saberes, a rápida formalização deste saber, registrando em vídeos e outros meios, as pessoas poderão realizar cursos rápidos, cobrando, onde ensinarão coisas de saúde, alimentação, artesania, agricultura, escultura, construção e muitas outras.
A Universidade Livre Panakuí será lançada em um grande evento, no final de maio.
Queremos reunir 300 sábios e sábias.
Caso você seja, ou conheça uma pessoa que considere sábio (a), detentora de um conhecimento raro, favor enviar um arquivo, em foto ou vídeo, para o nosso blog, ou para o e-mail moises-matias@ig.com.br
Sitio Panakui_Panfleto
Mando a arte da Universidade Livre Panakuí

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 05/05/2013, em ecologia e criatividade, manifesto, meio ambiente, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s