Morros sítio ecológico, a novidade do Maranhão e do Brasil

Dois dias de vivência ecológica, na bela cidade balneário. Morros. Não conhece? aproveite e venha conhecer o município maranhense que tem 300 locais ecológicos para banho em rios de águas cristalinas, brincar nas corredeiras das pedras, fazer trilhas e ouvir estórias carregadas pelas ondas do tempo, na memórias de sábios e sábias.
A vivência ecológica inicia a formação da rede sítio ecológico.
Na primeira vivência, realizada na segunda-feira (03), participaram 40 jovens. Limpamos completamente um quintal, separamos o lixo, reciclamos o resíduo orgânico e consumimos, nas refeições, o alimento orgânico produzido na região e preparado especialmente para o evento.
Na terça-feira (04), participaram da vivência um grupo com professores, estudantes, funcionários públicos e sitiantes ecológico. Em Morros há sitiantes por metro quadrado, mas a cultura do sítio ecológico é ainda ignorada, desvalorizada.
Alguns dados mostram o potencial ecológico do balneário ecológico Morros:
Mais de 300 locais para banho;
Potencial para uma rede com cerca de 400 sítios ecológicos, ativando um negócio ecológico com inúmeros produtos naturais, como a Juçara, a Juça, a Andiroba, a Culinária, o Turismo, entre outros.
A continuidade do projeto depende ainda de alguma articulação, mas a arrancada já foi dada. Agradeço às pessoas que participaram das atividades, os organizadores, entre eles Adriano Marques, secretário de meio ambiente, a prefeita Silvana Malheiros, que aposta no projeto.DSCN0414

DSCN0425

DSCN0451

DSCN0445

DSCN0376

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 05/06/2013, em ecologia e criatividade, manifesto, meio ambiente, negócios, Vivências. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Parabéns Moises Mathias, pelo trabalho que vc vem desenvolvendo com o conceito de “Sítios Ecológicos”…um conceito renovador e de muitas possibilidades. Ainda irei conhecer, vc pessoalmente aí no Panakuí, e então me inteirar do conceito. Um abra
    ço forte, Silvio (Brasilia)

    • Caro amigo, obrigado pela comunicação. Sim, é algo com potencial o conceito sítio ecológico. Podemos levar o sítio ecológico para Brasília. Estou estruturando o sítio como uma franquia social, onde repasso o desenho do negócio e algum conteúdo e vamos fazendo o resto.
      Venha conhecer o projeto! Mas podemos fazer isso mesmo aí de Brasília.

      Abraço do parceiro,

      Moisés Matias

  2. merylene barbosa viana

    amei a iniciativa da prefeita silvana. em querer ajudar a salvar um pedacinho d nosso planeta a iniciativa e maravilhosa fiquei muito feliz nao so a mim mais todos que participaram a ideia tem futuro. nos moradores d morros queremos abracar a causa e ver morros salvo d destruicao.

    • Olá, Merylene, bom dia! Desculpe pelo atraso na resposta. Estamos dialogando com a Prefeita e em breve espero anunciar uma parceria inovadora. Estamos projetando a ativação de uma rede de lazer em Morros com cerca de 300 locais apropriados para lazer e turismo de aventura. Aguarde que em breve teremos outras novidades!

  3. Carlos Ferreira

    Amigo Moisés, Morros tém um grande potencial e todo Lençoes Maranheces´o que precisa nessa região é incentivo de políticas púlicas! Eu conheci toda essa região,
    Morei 2 anos em Morros.

    • Olá Carlos, boa noite! Obrigado pelo comentário. A região é belíssima. Não canso de me encantar com suas belezas, suas águas, sua gente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s