Um prejuízo de 180 milhões para a população de São Luís

Hoje a população de São Luís atingiu a marca de prejuízo de R$ 180 milhões de reais. É a soma do capital jogado fora, na forma de resíduo orgânico doméstico – a sobra da comida -, contado de janeiro até o final de junho.
Por dia, 500 toneladas de resíduo orgânico doméstico são jogadas fora das casas. Multiplicado por R$ 2,00, a cifrá do prejuízo/dia é de um milhão de reais, ou 30 milhões por mês, ou 180 no período.
Pode uma cidade, com todas as carências de São Luís, conformar-se com um prejuízo deste porte?
Cada quilo de resíduo doméstico pode ser transformado em até 04 quilos de composto orgânico, para ser usado na horta doméstica.
Com a tecnologia Kit Orgânico, desenvolvido no Panakuí, e com o Secador Solar, desenvolvido pelo parceiro Veneraldo Costa, o resíduo orgânico se transforma em composto orgânico, adubo líquido, ração para animais e até em energia.
Até quando vamos ignorar este prejuízo faraônico?
O que dizem os Vereadores de São Luís, sobre a questão?
O poder municipal precisa adotar as providencias.
A cada mês, enquanto persistir o prejuízo danoso, nós estaremos aqui publicando e atualizando o prejuízo.
Resíduo orgânico é caro, é dinheiro.
Não jogue dinheiro fora. Transforme-o em composto orgânico, faça a sua horta no quintal. Assim, em vez de prejuízo, serão colhidas fruta e legumes. E saúde!
IMG_4891

DSCN1277

100_7683.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 01/07/2013, em artigos, ecologia e criatividade, manifesto, meio ambiente, negócios. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s