Panakuí receberá delegação de artistas neste sábado.

IMG_4976
Projeto Ateliê Aberto em Sítio Ecológico

Terá início amanhã, 24 de agosto, o Projeto Ateliê Aberto, idealizado e executado pela equipe da Galeria Trapiche Santo Ângelo. A dinâmica da atividade envolve a participação de artistas visuais locais em trabalho de criação artística em determinada localidade do território maranhense, previamente escolhida pela equipe da Galeria, em concordância com os artistas. No local, que pode ser um sítio, uma praia, uma beira de riacho, uma lagoa, uma ilha ou qualquer outro local natural de rara beleza cênica, os artistas, durante um dia, produzirão obras em contato com a natureza, de preferência utilizando matéria-prima nativa.
A primeira ação do projeto será desenvolvida no Sítio Ecológico Panakuí, que se localiza no povoado de Coquilho, na Ilha de São Luís. Para a efetivação do trabalho, um grupo inicial de 06 (seis) artistas foi convidado. São eles Romana Maria, Paulo César, Carlos Martins, Isabel Matos, Ângela Ferreira e Felício Belfort. Todos trabalharão com a técnica da cerâmica.
No sítio, sob o comando do jornalista e ambientalista Moisés Matias, os artistas farão uma trilha na qual haverá uma vivência de integração com a natureza, seguida de almoço. “Iremos oferecer, além da refeição, uma caranguejada para os artistas, como cortesia da casa; a ideia é continuar com a proposta, que tem tudo a ver com a filosofia ecológica e criativa do Sítio Panakuí”, diz Moisés Matias.
A argila para a execução das obras será fornecida pela Galeria; os trabalhos produzidos serão guardados para que, após a efetivação de outras ações do projeto, com periodicidade mensal, que incluirá pintura, escultura, fotografia, dentre outras linguagens, sejam reunidos para compor, futuramente, uma exposição na própria galeria. “Essa é mais uma atividade gerada a partir das nossas propostas culturais neste espaço artístico, que visa privilegiar os artistas visuais locais, promovendo, ainda, uma integração cultural entre os próprios artistas; tem muita gente fazendo arte e que não conhece o trabalho de outro artista, de tal forma que o projeto irá facilitar os encontros entre os criadores da arte visual maranhense”, declara o diretor da Galeria Trapiche, o poeta e jornalista Paulo Melo Sousa

Anúncios

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 23/08/2013, em ecologia e criatividade, livro, meio ambiente, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s