Universidade Livre e a valorização do conhecimento tradicional

O sítio ecológico é uma categoria antropológica que existe abundantemente na região norte e nordeste, assim como, em menor número, nas outras regiões do Brasil,  sustentado na cultura tradicional do povo.

Na tentativa de valorização do sítio ecológico, estimulamos a implantação de vários empreendimentos sustentáveis que agregam valor e geram renda, potencializando assim as várias dimensões ecológicas nas áreas onde vivem os sitiantes.

Em um destes esforços, visualizamos a cultura tradicional, o alicerce principal do sítio ecológico. Considerado como “recurso de valor inestimável”, a cultura tradicional precisa ser vislumbrada, identificada e valorizada como a argamassa principal do sítio ecológico.

Neste sentido, criamos a Universidade Livre Panakuí,  um departamento do sítio voltado à valorização do conhecimento tradicional.

Em outras palavras, o sítio ecológico gera  inúmeros produtos, quase todos têm como insumo predominante o conhecimento tradicional, o qual precisa ser identificado, dimensionado e valorizado.

Assim, em cada sítio os sábios e sábias podem apresentar inúmeras criações resultantes da cultura tradicional, como a construção de casas tradicionais, a criação de animais domésticos, a produção de conservas, temperos, medicamentos, a construção de barcos, móveis e utensílios, entre tantos outros.

Estes conteúdos, mantidos na cultural oral, transmitidos de pais para filhos, acabam se perdendo quando os anciãos e anciãs morem e os filhos, por razões diversas, não preservam as práticas culturais.

Com a Universidade  Livre estes conteúdos são preservados e valorizados, com a respectiva valorização das pessoas que detêm os saberes.

Assim, em pouco tempo poderemos contar, na rede sítio ecológico,  com inúmeros Centros de Referência da Universidade Livre. Esta é a ideia, o nosso propósito maior. Venha fazer parte da Universidade Livre. Faça um dos nossos cursos e seja um multiplicador. SIA Imagem Paulo Freire Imagem Matias ilustra_034

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 09/10/2013, em livro, Palestras, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s