José de Sales, um sábio da Universidade Livre
Eu o conheci há uma semana. No final da Feira de Livros, na Praia Grande, quando estava arrumando os móveis rústicos da exposição que fizemos, encontrei José de Sales Rodrigues, 58, o chefe do setor de transporte da FUNC. Ele iria levar as peças para o sítio. Natural de Buriti dos Lopes/PI, Sales é atencioso e educado. Em pouco tempo estava tudo resolvido. Entre uma conversa e outra, falei do sítio e o convidei a fazer parte da rede, como faço com quase todos (as) que conheço.
Então, Sales começou a falar das galinhas, dos patos, dos perus e da cabra que cria em um terreno, no bairro Anjo da Guarda. Prontamente me prometeu adubo de galinha. Curioso, dias depois liguei e fui fazer uma visita ao sítio urbano de José Sales.
O que vi na casa deste homem é algo simplesmente impressionante! Em uma área menor que muitas varandas ele cria galinhas, patos, perus, e uma cabra que produz 2 litros de leite, que ele tira para alimentar a netinha.
Todos os animais são bem tratados. No canto do pequeno quintal tem um pé de banana com um cacho enorme, um dos maiores que já vi. Na pequena varanda há inúmeras plantas, inclusive um pé de batata no jarro.
José de Sales Rodrigues é um sábio. Sua sabedoria pode tirar São Luís da crise alimentar, servindo de exemplo para a produção de alimentos nos pequenos espaços da área urbana.
Apaixonado pela ecologia, ele já tem uma área maior, no bairro Argola e Tambor, para onde pretende se transferir em breve, e mais duas áreas, com cerca de 60 ha, no município de Água Benta do Maranhão. Parabéns, caro mestre, pelo amor à vida e por apresentar a São Luís – e ao mundo – o exemplo da vida simples e ecológica.
Publicado em 16/10/2013, em ecologia e criatividade, UNIVERSIDADE LIVRE, Vivências. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1