Caminhos da Ecologia Profunda

No caminho para o Sítio Panakuí saio da área urbana, atravesso alguns bairros e lentamente começam as imagens da ruralidade. Em São Luís/Ma, infelizmente, as imagens rurais estão associadas à destruição da natureza e à pobreza. Por aqui rural é sinônimo de Sibéria, ou seja, abandono e castigo. Sigo em frente.

Em uma área grande, vejo se repetir novamente a cena da vegetação rasteira queimada. Em uma enorme área o proprietário – criminoso – toca fogo para ter um pouco de pasto para o gado, no final do verão, nas primeiras chuvas. Todo ano a coisa se repete. E nada acontece.  No meio da área queimada, um belo Ipê Amarelo, florido, parece levantar-se como um dançarino, no meio da arena de cinzas.

A noite de lua cheia guarda os seus encantos. Na manhã, a lua cheia resolve pousar na minha casa.

Na breve caminhada, chego ao porto. A maré está cheia. A lua está muito próxima da terra. As canoas artesanais balançam, refletindo-se na água cristalina.

É tempo de caju. O seu aroma está no ar. Recolho alguns vermelhos, outros amarelos. Como é bom comer uma fruta colhida com as mãos. E a safra, que está acabando, ainda está espalhada pelo chão, debaixo do robusto cajueiro. As crianças, satisfeitas, já não querem o suculento fruto. Faça a colheita e sigo para um desjejum com a fruta cortada. Tudo natural.?????????? DSCN3218 DSCN3224

D

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 20/10/2013, em ecologia e criatividade, Ecologia e estresse. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s