Pesquisadores da UFMA organizam uma expedição ao Sítio Panakuí

No último dia da Semana de Ciência e Tecnologia, realizada na estacionamento do São Luís Shopping, os acadêmicos
Antonio José Oliveira,doutor em física e vice-reitor da UFMA, Nair Portela Silva Coutinho, Chefe do departamento de medicina (UFMA) e Luís Alves, do mestrado Saúde e Meio Ambiente acertaram a realização de uma expedição científica ao Sítio Panakuí
A viagem deverá ser feita no mês de novembro. Um ônibus levará ao Sítio Panakuí os principais pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Na oportunidade os pesquisadores da principal instituição de ensino do Maranhão irão conhecer os dez projetos integrados, que fazem parte da nossa pesquisa, realizada ao longo de dez anos, os quais se encontram em fase de apresentação às instituições públicas e privadas do Maranhão e do Brasil.
Além dos projetos do sítio, constará na pauta da visita uma proposta de parceria entra a UFMA, o Sítio Panakuí e os seus parceiros, visando a construção de uma agenda ecológica afirmativa para a UFMA, com vista à efetiva transformação da Cidade Universitária e dos Campus existentes no interior em espaços sítios ecológicos, com a resolução dos problemas do lixo, a coleta seletiva, a compostagem, o aproveitamento da água da chuva, a construção de laboratórios para a difusão de tecnologias ecológicas de fácil replicação mas com ampla importância social e ecológica.
A conversa aconteceu no stand do ecologista Helberth de Oliveira, um entusiasta da cadeia de negócios do sisal, o ouro vegetal que anima montadoras e indústria de diferentes áreas, e que está em fase de implantação no Maranhão.

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 27/10/2013, em artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s