Uma tristeza na alma

Ando triste e preocupado. Um amigo está muito enfermo. Ele é vereador por São Luís e seu primeiro nome é Lisboa. Homem de coração puro e sorriso franco, tem pouco mais de 40 anos. No domingo último foi atingido por um AVC e se encontra em estado de coma induzido.
O AVC é uma enfermidade grave e a sua maior causa é o estresse. Nos últimos dias andamos todos com muita pressa, corremos muito, não tiramos tempo para o cuidado com o corpo e com o espírito. Assim, andamos todos enfermos, alguns com doenças graves e aparentes, outros com enfermidades silenciosas.
Este é um tempo ruim. Assim como a nossa casa, a terra, que enfrenta os terremotos, tsunamis, elevação da temperatura e outros, nós também apresentamos as enfermidades do corpo e da alma. São as tristezas, as depressões, as ausências de sorrisos e de brilhos nos olhos.
Eu sei disto. Passei um tempo assim, andando com a crista baixa, com vontade de sumir no horizonte. Felizmente consegui renovar as forças, saí da área de escuridão.
Tenho encontrado amigos, na minha faixa de idade (40 – 50), até jovens com 17 anos, com marcas físicas das enfermidades, alguns segurando uma muleta, outros reclamando de dores visíveis e invisíveis.
A situação é gravíssima. Vivemos uma verdadeira epidemia. Os governantes deveriam declarar o Estado de Emergência e decretar a desaceleração. Pare, meu irmão, minha irmã. Não corra tanto. Busque a vida naquilo que ela realmente interessa. Venha passar um dia sem estresse no Sítio Panakuí.
Ao meu amigo Lisboa, que o Bom Deus esteja ao seu lado e que a sua recuperação seja rápida e plena. (Ilustração: Rom Freire)

06

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 15/11/2013, em Ecologia e estresse. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s