Os passos da salvação da terra

No Panakuí é assim. Há 12 anos estamos implantando o projeto de ecologia profunda. Aqui desenvolvemos várias técnicas para a recuperação da terra, da fertilidade. Assim, a vida retorna com toda a sua pujança.

Vejam o que foi e está sendo feito no Panakuí para a salvação da terra.

A pequena área de 03 hectares é considerada extensão do meu copo. Trato-a, como um organismo vivo.

A prática agrícola é vista como parte de um processo complexo que envolve outras nove dimensões. Planto e cuido para mim, a minha família, mas também para os pássaros, roedores, macacos, abelhas, minhocas e  demais criaturas que coabitam no espaço.

Procuro valorizar os serviços ambientais prestados pela natureza. Valorizo as chuvas, o sol, a lua, o vento, a gravidade, as sobras e tudo o que existe no espaço do sítio.

Construí um interessante processo para valorizar a água da chuva. Tenho água em todo o sítio. Agora estamos implantando um micro irrigação e terei água o ano todo para as plantas.

Estamos implantando o Banco de Sementes, já temos um banco de imagens das flores.

Com a implantação da pequena agroindústria do babaçu, vamos extrair o8 produtos do coco babaçu (óleo, mesocarpo, sabão, sabonente, creme, ração, carvão, adubo). Mostraremos que o pequeno produtor pode ser um agroindustrial, aproveitando o produto das palmeiras existentes na sua área.

Transformamos a área em um espaço de criação. Temos a oficina de móveis artísticos, o espaços para cursos e vivências, produzimos 03 livros e formatamos 10 negócios sustentáveis, transformando o sítio em um espaço de criatividade e inovação.

E em 2014 será o ano da consolidação da Universidade Livre e da Rede Sítio Ecológico. Associe-se!

 

 

 

 

 

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 23/01/2014, em artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s