Pequena indústria de babaçu, a nova investida do Panakuí

Nós estamos fazendo uma revolução ecológica. A nova ação, neste campo, realizada no Sítio Panakuí, é a pequena indústria de beneficiamento do babaçu.

Com um investimento baixo, de aproximadamente R$ 1.500,00, nós provamos que é possível montar uma pequena indústria, caseira, para o beneficiamento do coco babaçu.

Na pequena indústria uma pessoa poderá extrair os produtos do babaçu – a amendôa para fazer o óleo, o sabão e o sabenete; o mesocarpo para a alimentação;  o carvão ativado para a energia.

Temos cerca de 200 palmeiras de babaçu na pequena área do sítio. Após anos de preservação, aumentou a produção de coco e agora estamos organizando o pequeno negócio.

Todo o sistema consta de: uma estufa artesanal, um prensa manual para quebrar o coco, um fogão de lenha melhorado e um forno artesanal de alta eficiência energética e, claro, as palmeiras de babaçu.

Estimamos que com esta estrutura é possível se obter uma renda de mais de dois salários mínimos ao mês. A propagação da tecnologia poderá levar a uma verdadeira revolução ecológica, econômica e social no Maranhão, gerando milhares de micronegócios, beneficiando milhares de famílias, principalmente de mulheres mães de família.

Aos (as) interessados (as) no assunto, informamos que aceitamos propostas de parceria para a propagação da microtecnologia e de todo o processo de produção por todas as regiões ricas em babaçu. Contatos: (98)8888 3372. DSCN5003 DSCN4958 ?????????? ?????????? DSCN5107

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 06/02/2014, em artigos. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. zenaide nogueira

    Quantas idéias boas perdidas, as vezes até por timidez, e elas tão simples, vão ajudar tanta gente. Parabéns.

    • Olá Zenaide, boa tarde!
      Obrigado pelo comentário.
      As ideias estão disponíveis em três livros: Sítio ecológico, um guia para salvar a terra, Ecologia e Criatividade e Ecologia e Estresse. Cada livro custa R$ 25,00, e enviamos por correspondência.
      Caso tenha interesse.. ..Os livros carregam a proposta do negócio sítio ecológico que proponho.
      Saudações ecológicas,
      Moisés Matias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s