“Acorda que o café está na mesa!” Quem não ouviu está frase?
Todas as manhãs ela se repete, nas diferentes regiões do planeta. A deliciosa bebida possui ação estimulante e é consumida no café da manhã e em outros horários. O que muitos ignoram é que o consumo do café acaba gerando um desperdício de milhões, produzindo resíduos e agravando a crise ambiental do planeta, na forma da borra de café.
O Brasil atingiu uma produção recorde de café beneficiado na safra 2012-2013, com 50,83 milhões de sacas de 60 kg. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério da Agricultura e Pecuária
O café é a bebida preferida dos brasileiros. Somos o segundo maior consumidor desse estimulante no mundo. Mas além de delicioso, o que sobra da bebida, a borra de café, é um ótimo fertilizante para a terra.
Para cada tonelada de café em pó, gera-se aproximadamente 480 kg de borra, com o beneficiamento da bebida.
Cada brasileiro consome cerca de 4,8 quilos do grão torrado, ao ano. A quantia é capaz de produzir 83 litros da bebida, gerando um per capita de 2.2 quilos de borra de café.
Como a população brasileira é estimada em mais de 201 milhões (IBGE), aplicando-se o per capita da borra, estimamos a produção de borra ano em mais de 400 milhões de quilos. Como o custo médio do café é de R$ 27,5, chegamos ao desperdício estratosférico de 400 milhões X 27, 5.
Venha participar do projeto Borra de Café. Contato: 8888 3372
E aí rapaz, quando falaremos de perto sobre a universidade?Edilson – Sergipe
Date: Wed, 9 Jul 2014 13:50:47 +0000 To: etavares33@hotmail.com