Uma revolução com o reaproveitamento do resíduo orgânico doméstico.

Todos os dias um Milhão de Reais é jogado fora, pela população,  em São Luís. Em 2014, estimamos o desperdício, na capital do Maranhão, em R$ 360 milhões de reais. Mais a despesa da prefeitura com a coleta do lixo, estimada, em média, em 12 milhões ao mês, chega-se ao valor de 504 milhões o desperdício anual  com o resíduo orgânico doméstico.Até quando?

São Luís produz cerca de 500 toneladas/dia de resíduo doméstico, a sobra de comida. Avaliado em R$ 2.00 o quilo, durante o dia o prejuízo, para a população, alcança a cifra de um milhão de reais. Multiplicando por 30 dias, vezes os 12 meses, atinge-se a cifra de 360 milhões de reais. A despesa com a limpeza pública, que recolhe o lixo da rua é apenas uma operação onde se jogar o lixo debaixo do tapete. Apenas muda o problema do lugar, agravando-o.
Além do prejuízo, o dano à natureza é gravíssimo. Todo o material recolhido pela prefeitura, com um custo elevadíssimo por tonelagem, esgotou o Aterro Sanitário da Ribeira, contamina as águas subterrâneas.
A soluções existe.
O Kit Orgânico Panakuí, um recipiente que facilita a coleta do resíduo doméstico, nas residências, permite o beneficiamento do produto em adubo sólido e líquido, para uso na agricultura rural e urbana E nós propomos a campanha Resíduo Orgânico Doméstico, o que evitaria o prejuízo milionário, e ainda transformaria as cidade em um Centro Produtor de Hortaliças e Verduras.

O Brasil tem cerca de 5.000 municípios. Em praticamente todos, o problema se repete. São bilhões de reais desperdiçados todos os dias, recursos que poderiam impulsionar a revolução na saúde, na agricultura, na geração de renda.
Assim, convivemos, em 2014, em  São Luís, com um prejuízo na esfera dos 504 milhões de reais.

A lei Nacional de Resíduo Sólido, que foi tema das conferências nacional, estaduais e municipais, orienta para a reutilização dos resíduos. Falta cumprir a lei. Enquanto isso, o desperdício prossegue. Até quando?

Ou seja: daria para começar uma Revolução Ecológica na capital do Maranhão. Ou em qualquer cidade do Brasil.

O Kit Panakuí é uma tecnologia desenvolvida no Sítio de Inteligência Alternativa e pode ser levada para todo o Brasil, através da campanha Resíduo Orgânico Zero. Além do Kit Panakuí, desenvolvemos também a microcomposteira feita de cano, a composteira maior feita em tonel ou tubo de cimento, e o secado solar, feito com recipiente de flande ou alumínio. Vejam as imagens:

s:DSC08716 DSC08826 DSC09189

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 10/07/2015, em artigos. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Lincoln Antonio Gomes Duarte

    Olá, parabéns pela campanha do resíduo doméstico; com educação e consciência das pessoas; o meio ambiente agradece. Como posso adquirir e propagar tão bela idéia?

    • Bom dia! Podemos levar a campanha resíduo zero para o seu município, local de moradia. Vou te enviar a proposta da S.I.A Panakuí, pelo e-mail.
      Abraço, Moisés Matias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s