O mergulho profundo das crianças no Sítio Panakuí

Elas chegam em uma manhã ensolarada. Desceram do ônibus e começaram a grande aventura: um dia no Sítio de Inteligência Alternativa Panakuí.

A estrada de terra está muito ruim. Elas descem do ônibus, carregam as suas bagagem e fazem a pequena viagem a pé. No caminho, observam as casas simples dos moradores, seus jardins, as flores na beira da estrada. Tudo é novidade!

À frente da turma está Professora Avani. As crianças participam da Convida e fazem o debate da Agenda 21 de duas escolas públicas.

O dia foi movimentado: prepararam a terra, plantam mudas, pisaram a terra molhada e fizeram tijolos ecológicos. O dia estava apenas começando!

Na trilha da floresta, abraçam as árvores, respiram ar puro, conversam com as palmeiras. Elas aceitam todos os desafios. As crianças não colocam barreiras, a intuição flui com liberdade.

Na escola aberta do Panakuí a aprendizagem acontece através da experiência. Elas contam estórias, projetam sonhos, desenhos o futuro.

Na trilha do mangue, algumas resistem um pouco, mas logo estão pulando e gritando, com os pés na saudável argila..

Foi um animado dia ecológico. Com as crianças estou sempre aprendendo. Obrigado, crianças! Obrigado, professora Avani!

Sobre panakui

O site www.folhadoamanha.net e o Sítio Panakuí convidam para a oficina Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, ministrada pelo jornalista e ecologista Moisés Matias. O pesquisador desenvolveu uma metodologia de valoração dos recursos naturais e culturais, um método de criação de um circulo virtuoso, similar ao indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), ou seja, onde há, supostamente, pobreza e tristeza, floresce a fartura e a felicidade. A oficina acontece nos sábados, no Sítio Ecológico onde foi desenvolvido o estudo. As inscrições podem ser feitas pelo fone (98) 3253 3372, ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br "Aprenda a fazer um sítio na sua casa, no seu apartamento ou em uma área de terra. Assim você estará atuando firme, em seu local de moradia,para salvar o planeta.

Publicado em 22/07/2015, em artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s